Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Astro latino em versão acústica e renovada

Por LARRY ROHTER

MIAMI BEACH - Apesar de ser o nome mais importante da música pop em espanhol da última década, o cantor e compositor colombiano Juanes se aproxima de uma encruzilhada. Ele não só completará 40 anos em breve, como há tempos questiona a direção que sua carreira tomou.

Por isso, quando o Tr3s, o canal em espanhol da MTV, o convidou há um ano para fazer uma sessão "Unplugged" [Acústico], Juanes -nome artístico de Juan Esteban Aristizábal Vásquez- agarrou a oportunidade. José Tillán, diretor-geral do canal, havia sugerido a ideia como uma maneira de "fechar um capítulo para começar outro", e a proposta veio exatamente quando Juanes sentia a necessidade de uma pausa para avaliar sua situação pessoal e musical.

"De 2000 a 2010, foram dez anos sem parar", disse Juanes no final de janeiro, durante um intervalo dos ensaios. "Eu ia para o estúdio, gravava, partia em turnê, escrevia novas canções na estrada, voltava e as gravava, fazia outra turnê e compunha mais algumas. Chegou um momento em que eu estava esgotado."

"Juanes: MTV Unplugged", que foi exibido no mês passado, foi gravado no Centro Sinfônico Novo Mundo, com a banda de tendência roqueira de Juanes, ampliada em algumas canções por trechos de sopros e cordas. Versões da apresentação em CD e DVD foram lançadas recentemente e, em um sinal da popularidade de Juanes, o primeiro single, uma canção de tons country chamada "La Señal" [O sinal], chegou rapidamente ao topo das paradas de sucesso latinas nos Estados Unidos e em toda a América Latina.

Juanes esperava do "Unplugged" mais do que um sucesso. Por isso, recorreu à colaboração dos cantores e compositores Juan Luis Guerra, 54, e Joaquín Sabina, 63. Não por acaso, os dois estão em posição de dar conselhos a Juanes: ambos tiveram grande sucesso de crítica e comercial no início de suas carreiras, afastaram-se durante vários anos e então voltaram recarregados e mais populares do que nunca.

"Para o mercado hispânico, este é um verdadeiro encontro de titãs e uma coisa geracional com apelo de massa", disse Tillán. "Juan Luis Guerra sabe fazer as pessoas dançarem com lindas melodias, mas também escreve letras complexas. Juanes é a mesma proposta uma geração depois, mais do mundo do rock, com letras profundas e grande capacidade artística. E Sabina é de uma geração anterior à de Juan Luis, um artista boêmio que desafia o sistema desde os anos 1970."

Em geral, há duas abordagens diferentes para se fazer um projeto "Unplugged": alguns artistas preferem uma abordagem minimalista e resumem suas canções ao mais básico, enquanto outros vão na direção oposta e acrescentam todo tipo de adornos. O que é diferente em Juanes, comentou Tillán, também músico e produtor, é que ele decidiu ir "nas duas direções ao mesmo tempo", dependendo da canção.

O CD contém 14 faixas, três delas inéditas. Mas mesmo os sucessos conhecidos como "A Dios le Pido" [Peço a Deus] têm um som diferente, "muito lírico, com leituras mais introspectivas", disse Leila Cobo, diretora-executiva de conteúdo e programação latinos da revista "Billboard".

Enquanto medita sobre seu futuro, Juanes também começa a testar vários estilos pop americanos: tocou com John Legend no jogo All-Star da NBA alguns anos atrás e, mais recentemente, gravou uma versão em dueto de "The Shadow of Your Smile" com Tony Bennett.

Juanes se diz energizado e inspirado pelo encontro com seus ídolos. Ele se dedicará a uma turnê mundial que começa no inverno e pensa em futuras colaborações, que levarão sua música em uma direção ainda mais eclética.

"Estou à procura de novos horizontes", disse. "Chegou um momento em que senti que para continuar crescendo como músico eu precisava olhar ao redor e escutar coisas novas. Eu estava em meu lugar e não me sentia confortável. Acho que este projeto brotou disso."

"Minha música pop tomará outro rumo agora", disse. "Eu gosto do que fiz no passado, mas quero ir a outro lugar."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.