Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Wendi Deng Murdoch

A sra. Murdoch se garante

"Nos primeiros dias de casada, ela era submissa, mas isso mudou rapidamente"

Por AMY CHOZICK

Se há alguém qualificado para dar conselhos sobre como ouvir críticas, é Wendi Deng Murdoch.Desde seu casamento, em 1999, a sra. Murdoch -terceira mulher de Rupert Murdoch e 38 anos mais jovem que ele- foi vista com desconfiança e ceticismo, sendo tachada desde "esposa-troféu" a "garimpeira".

Ultimamente, a intricada narrativa de como Deng Wen Di, da província de Jiangsu, no leste da China, se tornou a Wendi Murdoch do triplex Rockefeller, em Nova York (e outras casas ao redor do mundo), deu mais uma volta.

Enquanto a empresa de seu marido, a News Corporation, enfrenta escrutínio sobre um escândalo de grampo telefônico em seus jornais, a senhora Murdoch, 43, aparece com uma carreira própria.

Seu primeiro filme (baseado em um livro), "Snow Flower and the Secret Fan" [Flor da neve e o leque secreto], foi lançado em 2011. O trabalho foi produzido com Florence Sloan, a mulher chinesa do ex-chefe do estúdio MGM Harry E. Sloan. A dupla está perto de assinar um acordo com a Sony Pictures para distribuir seu segundo filme, baseado nas memórias "Journey of a Thousand Miles" [Viagem de mil milhas], do pianista chinês Lang Lang.

Murdoch não quis dar entrevista, mas amigos a descrevem como uma pessoa que congrega pessoas poderosas ao seu redor e promove conexões. Ela organiza jantares e festas literárias para amigos. Quando o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair visitou Pequim em 2009, Murdoch organizou uma festa.

Em maio de 2011, quando o ator Hugh Jackman, seu amigo próximo, estava nas primeiras apresentações de seu espetáculo solo em San Francisco, o projeto tinha basicamente um perfil discreto. "De surpresa, Wendi apareceu com 12 das pessoas mais influentes no ramo", escreveu Jackman em um e-mail. Depois disso, o show foi para a Broadway.

Terceira filha de um diretor de fábrica em Guangzhou, Wendi Murdoch mudou-se para os Estados Unidos e conseguiu emprego no restaurante Sichuan Garden em Westwood, na Califórnia, por US$ 20 por dia. Teve aulas noturnas, foi aceita em uma faculdade da Ivy League, entrou no setor de mídia e acabou dando jantares no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.

Seus amigos gostam de falar sobre como o dinheiro não mudou a mulher ousada, franca e divertida que Rupert Murdoch conheceu na Star TV em Hong Kong.

Em outros aspectos, os bilhões dele a transformaram de modo significativo. Wendi adotou os acessórios da grande riqueza. Viajava com seu marido e comprava objetos para suas novas casas. Além do loft em Manhattan, os Murdoch transformaram um antigo beco em Pequim em um oásis decorado com arte chinesa.

Ela tentou encontrar um lugar para si nas empresas da família, organizando reuniões na China e influenciando as operações chinesas do MySpace.

"Nos primeiros dias do casamento, ela era um tanto submissa, mas isso mudou rapidamente", disse Andrew Butcher, um ex-porta-voz da News Corporation.

Houve percalços. O primeiro foi em 2000, quando o "Wall Street Journal", que ainda não era não propriedade da News Corp., publicou uma matéria de primeira página sobre ela. Descrevia como em 1988, aos 19 anos, Wendi se mudou para Los Angeles com um casal, Jake e Joyce Cherry, para aprender inglês. Jake e Wendi tiveram um caso, segundo o artigo, e eles se casaram em 1990. A união durou dois anos e, nesse tempo, ela conseguiu o "green card" e se matriculou na Universidade Estadual da Califórnia em Northridge.

Enquanto suas filhas com Murdoch, Grace, 10, e Chloe, 8, crescem, ela assumiu um amplo leque de atividades, incluindo o cinema. Amigos dizem que ela não pretende assumir a News Corp.

Arianna Huffington lembrou um brinde que Wendi Murdoch fez em uma festa para Kathy Freston, uma autora de autoajuda. "Ela disse: 'Eu cresci tão pobre na China que desejava comer carne regularmente. Mas agora que posso comer carne três vezes por dia, Kathy nos diz que não devemos comer carne!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.