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Consumidor prefere o vidro ao plástico

Por STEPHANIE STROM

Garrafa de vidro é algo tão antigo. De plástico, tão conveniente; de metal, tão moderno.

Mas agora o vidro está de volta. E recebe a ajuda de um empresário que desenvolve uma garrafa de vidro melhor.

O uso de garrafas de água de plástico e metal para vidro reutilizável está se tornando um grande negócio. "Eu diria que hoje as garrafas de vidro representam 20% ou 30% das vendas de garrafas de água em nosso site", disse Vincent Cobb, fundador da reuseit.com, que vende produtos reutilizáveis.

E as preocupações dos consumidores de que substâncias químicas utilizadas na embalagem possam vazar para os produtos que eles comem e bebem estão levando cada vez mais fabricantes de bebidas e produtores de alimentos a usar recipientes de vidro, disse Lynn Bragg, presidente do Instituto de Embalagens de Vidro. "Eles também procuram produtos sustentáveis para ser ecologicamente responsáveis."

A Coca-Cola está expandido a distribuição de seus produtos em garrafas de vidro de 240 ml.

Bilhões de garrafas plásticas ainda são usadas todos os anos. Mas, em uma pesquisa com mais de 4.000 consumidores feita neste ano pelo grupo de pesquisas EcoFocus Worldwide, 37% disseram que estavam extremamente ou muito preocupados com a saúde e a segurança dos plásticos usados em embalagens de alimentos e água, comparados com 33% em 2010.

A EcoFocus também descobriu que 59% dos consumidores usavam garrafas de água reutilizáveis sempre ou com frequência, contra 56% em 2010.

A maior preocupação dos consumidores era o bisfenol A (ou BPA) um produto químico industrial que imita o estrogênio, usado em alguns plásticos e no revestimento protetor interno de algumas embalagens metálicas de alimentos e bebidas. As preocupações sobre os produtos químicos levaram algumas empresas de recipientes metálicos a parar de usá-lo. O BPA não pode ser removido do plástico.

O principal problema do vidro é que ele quebra. O perigo do vidro quebrado levou muitas academias de ginástica, estúdios de ioga e outros lugares a proibir garrafas de vidro. Mas Walt Himelstein, um cientista que virou empresário e desenvolveu a garrafa PURE, espera mudar isso.

As garrafas de vidro reutilizáveis geralmente usam um envoltório plástico protetor, mas a maioria dos envoltórios tem buracos que permitem que o conteúdo de uma garrafa seja visto. Através destes, o vidro quebrado pode escapar.

As garrafas de Himelstein são envolvidas em um revestimento transparente que ele desenvolveu. Se a garrafa quebrar, o revestimento a manterá inteira.

Ele trabalhou com revestimentos de vidro como químico ambiental na General Physics Corporation em Maryland, e se perguntava se poderia encontrar algo semelhante para proteger os consumidores.

"Se foi desenvolvido um revestimento para recipientes de materiais perigosos, por que não para garrafas de água de vidro?", contou Himelstein,.

Ele teve dificuldades em encontrar uma empresa para fabricar as garrafas.

"Existe apenas uma dúzia de empresas que fazem garrafas de vidro e eu telefonei para todas elas", disse. "Foram simpáticas, mas disseram: 'Fabricamos 18 milhões de garrafas de cerveja neste mês e 20 milhões de garrafas de ketchup no mês que vem e, nos dois meses seguintes, 40 milhões de garrafas para refrigerantes. Você quer que a gente feche tudo para fabricar 20 mil garrafas para você?'"

Apesar de Himelstein querer fazer todo o produto nos EUA, acabou indo para a China.

Ele também teve dificuldade para encontrar investidores e alguém disposto a vender as garrafas. Mas, em março, conheceu Marc Heinke, presidente da canadense Precidio Design. Os dois planejam expandir as vendas da garrafa PURE, contando com os contatos de Heinke e sua experiência em marketing.

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