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O novo homem não teme agir como mulher

Homens que fazem manicure e tratamentos faciais não são mais uma surpresa e as loções e tônicos masculinos têm vendas crescentes. Mas ultimamente eles têm entrado em território que já foi exclusivo das mulheres: a depilação para usar biquíni.

Depois que o spa Bliss lançou serviços de depilação para homens, no ano passado, Mike Indursky, o presidente da rede, disse que sua popularidade deverá dobrar até o fim deste ano. "Você se sente mais confiante", disse ele ao "Times" sobre a depilação. "Na verdade ela faz você se sentir mais masculino."

Em um mundo pós-metrossexual, os homens são as novas mulheres.

"Os homens tornaram-se muito interessados em si mesmos -seus perfis e seus peitorais", escreveu no "Times" Mark Simpson, autor de "Metrosexy: A 21st Century Self-Love Story" ["Metro-sexy: Uma História de Amor Próprio no Século 21"]. "Os homens também se tornaram muito mais interessados em cozinhar e cuidar de crianças, em sensibilidade e sensualidade."

E as empresas de moda estão mais interessadas neles, visando uma fatia subexplorada de um mercado de luxo: roupas masculinas e acessórios.

O comércio eletrônico tornou-se um fator importante porque homens bem-sucedidos parecem ter predisposição a comprar mais on-line do que fora da web.

Os homens são atraídos pela internet porque é mais adequado aos seus hábitos de compras, disse ao "Times" Ashma Kunde, uma analista da Euromonitor International. "Para eles, a experiência de comprar tem menos a ver com exploração e mais com se informar sobre o que devem comprar."

O grupo YOOX, uma loja de modas on-line, viu suas vendas de roupas masculinas aumentarem em todas as suas lojas. Federico Marchetti, presidente da companhia, disse que homens de 26 anos a 35 anos constituem um terço de sua clientela. "Os homens não fazem compras; eles compram", disse ele ao "Times". "Os homens passam 30% menos tempo navegando on-line do que as mulheres, veem menos páginas antes de comprar."

Mas talvez esses homens estejam simplesmente mais abertos a comprar moda que antes, assim como os rapazes se tornaram "muito delicados em comparação com a geração mais velha", escreveu Simpson.

Os laços masculinos há muito tempo fazem parte do quadro, mas, em vez de curtir o happy hour ou o paintball, os homens estão fazendo desintoxicação de organismo em grupo, de um a cinco dias, só com dietas líquidas, geralmente em misturas de sucos verdes. As limpezas corporativas "geralmente tendem para os homens, especialmente corretores, banqueiros e advogados", disse Jina Wye, da BluePrint Cleanse.

Peter Alfano, do Citigroup, participou de uma limpeza de três dias por US$ 210 com colegas. "Todos nos reuníamos na hora do almoço e levávamos nossas garrafas de suco para o parque", disse ele. "A sensação de realização é incrível."

Tão incrível que depois disso talvez você se inspire a usar uma sunga de natação James Bond. Desde Cassino Royale em 2006, quando Daniel Craig no papel de Bond usou uma sunga curta e justa de GrigioPerla, marcas como Calvin Klein, Hugo Boss e Diesel adotaram o estilo.

O site International Jock, que vende roupas íntimas e para natação masculinas, recebe um número crescente de encomendas dessa sunga, relatou o "Times". Quanto a Bond, ele poderá usar shorts em Skyfall, com lançamento marcado para outubro.

Enquanto mais homens adotam o estilo 007, alguns olham para o nadador olímpico americano e medalhista de ouro Ryan Lochte como símbolo sexual em sua sunga de cores neon.

ANITA PATIL

Envie comentários para nytweekly@nytimes.com

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