São Paulo, segunda-feira, 02 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Um motor verde e barato

Por TODD WOODY

BERKELEY, Califórnia - Capitalistas de risco do Vale do Silício estão tentando reinventar o motor de combustão interna. A grande promessa são grandes aumentos na economia de combustível, além de menores emissões de gases do efeito estufa, por um custo mais baixo.
Até recentemente, as grandes fábricas de automóveis mantinham o desenvolvimento de motores para si mesmas. Mas o tumulto na indústria de carros global, novos padrões de eficiência de consumo para veículos comerciais, a mudança climática, e a ascensão da China e da Índia como mercados automobilísticos abriram porta para as novatas.
"Enquanto toda a agitação é sobre a eletricidade, as pessoas que vão adotar os elétricos não são a maioria do mercado", disse Monty Cleeves, fundador da Pinnacle Engines. A Pinnacle alega que seu novo tipo de motor de combustão será até 50% mais eficiente que os atuais. "O impacto que teremos nos próximos 15 a 20 anos será muito maior que o impacto dos elétricos", ele disse.
"Muitas empresas de automóveis não compram motores de fora, mas isso ocorre no mercado de caminhões", disse Rohini Chakravarthy, sócio da NEA, firma de investimentos de risco em Menlo Park, na Califórnia, que investiu na Pinnacle. "Na Ásia, existe uma demanda enorme."
Executivos da Pinnacle disseram que assinaram um acordo para licenciar sua tecnologia de motor para uma grande fabricante de motonetas asiática, para produção no início de 2013.
A EcoMotors, uma novata da área de Detroit apoiada pela Khosla Ventures e por Bill Gates, assinou um acordo de desenvolvimento com a Navistar, fabricante de caminhões e motores de Illinois, e com uma companhia chinesa. A Achates Power, uma novata de motores em San Diego, está negociando com fabricantes de automóveis, segundo seu executivo-chefe, David Johnson, que disse também ter encontrado clientes potenciais na China e na Índia. As três companhias desenvolvem variações de motor de pistões opostos, tecnologia usada em aviões e navios, mas, há muito tempo, considerada cara demais para automóveis.
Os motores de pistões opostos eliminam a cabeça do cilindro, que serve como câmara de combustão. Em vez disso, os pistões ficam frente a frente, e o espaço entre eles forma a câmara de combustão onde o combustível é queimado. O desafio foi criar um motor de pistões opostos confiável, adequado para veículos.
O protótipo de Cleeves é uma versão de motor a gás de pistões opostos de quatro tempos e um cilindro, desenhado para movimentar motonetas e auto-riquixás na Ásia. Executivos da Pinnacle disseram que o motor é 30% mais eficiente que os motores de motonetas, enquanto emite menos poluentes. Eles disseram que versão automobilística de seu motor aumentaria economia de combustível do Fiat 500 de 53 km para 95 km por litro.
A EcoMotors também alega uma melhora de até 50% na eficiência do seu motor de pistões opostos de dois tempos a diesel que está sendo desenvolvido para caminhões pesados.
"Estamos em nosso sexto motor, por isso, não é um projeto de feira de ciências", disse Donald Runkle, executivo-chefe da EcoMotors e um veterano da General Motors. O segredo, disse ele, é alta potência e um turbocarregador controlado eletricamente.
Johnson, executivo-chefe da Achates, disse que o motor semelhante de sua companhia será usado em veículos comerciais e poderá ser instalado em carros híbridos elétricos. Os fabricantes de automóveis não estão esperando sentados. A Ford alega melhora de 20% na economia de combustível e 15% na redução de emissões com sua tecnologia. E a futura tecnologia que desliga o motor do carro nos faróis de trânsito vai aumentar a economia de combustível em até 10%.
Mas o executivo-chefe da Pinnacle, Ron Hoge, disse que há necessidade de um salto maior. "Se formos apenas fazer melhoras incrementais, não vamos solucionar os problemas do mundo", ele disse, "por isso, alguém tem de dar um passo adiante."


Texto Anterior: Negócios Verdes
Indústria solar vê futuro em painéis que flutuam na água

Próximo Texto: Para optar pelos carros elétricos, baterias melhores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.