São Paulo, segunda-feira, 03 de agosto de 2009

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VIDA COTIDIANA - NA ONDA DA WEB

Site de "faça você mesmo" quer lucrar com vídeos informativos

Por JULIE CRESWELL

Quando estrelaram filmes de James Bond, as atrizes Ursula Andress e Halle Berry se aperfeiçoaram na arte de sair do oceano após nadar e subir pela praia em um biquíni molhado e gotejante.
Para todas as outras mulheres não é tão fácil. Mas existem alguns truques para aspirantes a "Bond girls" e eles envolvem, entre outras coisas, maquiagem à prova d'água, vaselina e fita adesiva de dupla face. Também existem alguns detalhes para conseguir esse efeito, e as palavras não conseguem transmitir suas sutilezas.
Às vezes -e esta é uma frase difícil para um jornal imprimir- é mais fácil aprender com um vídeo. Essa ideia levou um grupo de veteranos do Google e do YouTube a fundar a Howcast.com e entrar para a turma em rápido crescimento de sites da web que oferecem conteúdo "faça você mesmo".
Certamente existe uma demanda. As pessoas gostam de assistir a vídeos, e, em uma economia ruim, as fileiras do faça você mesmo estão crescendo. A Howcast já tem 100 mil vídeos em sua biblioteca, alguns que ela mesma produziu e muitos outros de marcas como Playboy, Popular Science, Home Depot e da agência de modelos Ford, que participam da receita de publicidade.
O site oferece instruções sobre diversos temas, desde questões cotidianas -consertar uma torneira que vaza, criar um testamento- até mais obscuras, do tipo como sobreviver ao ataque de um urso.
Ante a facilidade em publicar em sites como YouTube, onde são carregadas 20 horas de vídeos por minuto, é preciso mais que alguns clipes curtos para ter sucesso. Parte do truque de vencer na web é ter uma personalidade diferente.
Alguns executivos da indústria dão crédito à Howcast por encontrar uma maneira de se destacar.
"Eles entendem que vídeo é um meio incrível para compartilhar e instruir", diz David Eun, executivo do Google que supervisiona parcerias estratégicas. "Mas também percebem que podem usar vídeo para dar instruções em um ambiente que é divertido, e não seco."
Um dos maiores desafios para sites como o Howcast é o mesmo que já intrigou gigantes da mídia da velha guarda e sobreviventes da bolha da internet: Como criadores de conteúdo podem lucrar na web?
A solução da Howcast é fazer parcerias com anunciantes e criar vídeos instrutivos para seus produtos ou serviços específicos.
Apagar a divisão entre editorial e publicidade é um empreendimento delicado, é claro. Mas a equipe de jovens executivos da Howcast afirma que pode dançar ao longo dessa linha fina, garantindo que qualquer esforço de "branding" tem papel de coadjuvante, e não de estrela, em seus vídeos instrutivos.
Eles estão até buscando relações com o Departamento de Estado dos EUA, que procura maneiras de usar as redes sociais e outras mídias para se comunicar diretamente com pessoas de todo o mundo. Entre os vídeos que eles produziram para o departamento estão "Como protestar sem violência" e "Como lançar um blog de direitos humanos".
Os vídeos produzidos pela Howcast seguem um formato fixo, usando música, gráficos e narrações que os tornam mais fáceis de traduzir em diferentes línguas.
No ano passado, a empresa alimentícia Nestlé notou um aumento peculiar nas queixas de consumidores de um país do Oriente Médio sobre o sabor de um de seus produtos, o café instantâneo Nescafé Gold.
A empresa descobriu que a população desse país -ela não quis dizer qual- não compreendia como devia fazer o café instantâneo. Eles estavam preparando como se fosse café moído tradicional, disse Rakan Brahedni, especialista em relações com a nova mídia para a Nestlé em Dubai.
Brahedni já estava em discussões com a novata para acrescentar vídeos ao site da Nestlé. Então a Howcast produziu rapidamente um vídeo mostrando como preparar Nescafé. Os gráficos, legendas e narrações foram feitos em inglês e em árabe.
Para ajudar os espectadores a navegar pelos 100 mil vídeos de seu site, a Howcast os divide em 25 categorias amplas -como tecnologia, viagens, alimentos e bebidas- e então os separa em segmentos menores.
Os espectadores podem dar notas aos vídeos (um vídeo que ensina a forçar uma fechadura tem uma nota perturbadoramente alta). Vídeos sobre sexo e relacionamentos estão entre os mais assistidos no site. O número um é "Como fazer sexo em um carro", seguido por "Como usar o Twitter" e "Como beijar como Angelina Jolie".
Jason Liebman, 33, executivo chefe da Howcast, parece um pouco embaraçado sobre essa lista. Ele prefere falar sobre os vídeos da empresa que são os mais populares em todos os sites que distribuem seu conteúdo, incluindo "Como parar de fumar" e "Como fazer o passo de dança 'moonwalk'".
Liebman projeta que a Howcast poderá ser rentável no final do próximo ano. Se ele estiver certo, a companhia poderá se tornar a estrela de um novo vídeo instrutivo: "Como criar uma empresa rentável".


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