São Paulo, segunda-feira, 06 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista revela beleza interior de objetos

Por AMANDA SCHAFFER

Médicos e pesquisadores recorrem à tomografia computadorizada (TC) para obter imagens de partes do corpo como cérebro, tórax e joelhos. Mas um artista e estudante de medicina de Manhattan tem usado o método para vasculhar o interior do Big Mac, da Barbie e do iPhone, criando imagens inusitadas e, por vezes, bizarras.
Satre Stuelke, 44, disse que seu objetivo é penetrar o interior plástico, metal ou orgânico de objetos e alimentos populares, incitando as pessoas a “pensar sobre como as coisas são construídas”.
Ao contrário de um médico, ele não está à procura de patologias. Em algum nível, porém, seu trabalho permite ao espectador fazer um diagnóstico de objetos culturais, encontrando detalhes desagradáveis ou surpreendentes dentro deles. Isso é inevitável, ele disse, dada a associação entre a medicina e os aparelhos de TC.
Mas, explicou, sua intenção apenas é criar imagens que sejam fascinantes.
Ex-professor da Escola de Artes Visuais de Manhattan, Stuelke hoje cursa medicina no Weill Cornell Medical College. Desde 2007, ele já scaneou dezenas de objetos num aparelho de TC pertencente ao Centro de Imagens Biomédicas do Weill Cornell.
Quando um objeto é scaneado, a máquina produz de 200 a 500 imagens. Stuelke carrega esses dados em um programa de computador que lhe permite imprimir cores diferentes de acordo com a densidade da área escaneada. Os resultados de Stuelke incluem uma Barbie com cabelo laranja e ossos de perna articulados; um esqueleto de iPhone com um vertiginoso conjunto de conexões que lembram uma cidade fantástica e um coelhinho eletrônico de brinquedo, com parte externa transparente, cujos mecanismos internos lembram uma bomba.
Stuelke se inspirou no trabalho do fotógrafo Robert Heineken, conhecido em parte por imagens inusitadas de comida. A primeira imagem de TC feita por Stuelke, em 2007, foi de uma refeição instantânea descongelada. Mais recentemente, ele criou imagens de um Big Mac com sementes de gergelim amarelas e brilhantes e pontos de cola amarelados, que marcam os pontos onde a caixa é colada, além de uma caixa de nuggets de frango. O trabalho pode ser visto no site www.radiologyart.com.
Críticos podem questionar se o resultado são apenas imagens belas e high-tech, e o artista não se opõe inteiramente a essa interpretação. “Algumas imagens são apenas belas”, ele disse. “Quer dizer, quem diria que um punhado de nuggets poderia ser maravilhoso de se ver?”


Texto Anterior: Ciência & Tecnologia
Armamentos feitos para exibir, e não só para lutar

Próximo Texto: Colônia de amebas clonais se espalha em solo texano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.