São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESCOBERTAS

Café e dor de cabeça

A dor de cabeça pode ser um efeito colateral torturante de procedimentos médicos de rotina na coluna vertebral, como punções lombares e injeções peridurais. A literatura médica há muito tempo receita um antídoto simples: café. A teoria diz que a cafeína contrai os vasos sangüíneos cerebrais e combate a vasodilatação ocorrida quando uma punção provoca o vazamento do flui-do cérebro-espinhal. As pesquisas, porém, indicam que isso não ajuda. Em 2007, pesquisadores da clínica Mayo, do Arizona, examinaram vários estudos sobre o uso da cafeína contra a chamada dor de cabeça pós-punção peridural e não encontraram sinais de que ela funcione. Isso ecoa as descobertas da Universidade da Califórnia e do centro médico Cedars-Sinai, de Los Angeles, que encontraram poucas provas em favor da cafeína e de um outro antídoto popular, a ingestão de líquidos. Outros estudos sugerem que o tratamento mais efetivo é o chamado remendo do sangue peridural. Pode ser invasivo, mas alivia as dores de cabeça em 85% a 98% dos pacientes. E também funciona quando agulhas menores são usadas.
ANAHAD O’CONNOR



Água e pele saudável

A velha idéia de tomar oito copos d’água por dia já foi minuciosamente desmascarada. Mas persiste um adágio similar, relacionando o excesso de água à pele saudável. Não há provas de que beber água além da quantidade recomendada seja particularmente benéfico para a pele. Um estudo de 2007 sobre os efeitos do consumo de água demonstrou que tomar meio litro aumenta a irrigação sangüínea na pele. Um bom sinal, mas não havia provas de que isso reduzisse as rugas ou melhorasse a aparência. Outros estudos, também de evidências limitadas, sugeriram que a vitamina C pode prevenir rugas, ou que o uso do estrogênio durante a menopausa pode reduzir o ressecamento da pele e retardar o envelhecimento. Margaret E. Parsons, da Academia Americana de Dermatologia, disse que o excesso de água não melhora a pele, mas que “se desidratadas, as rugas finas certamente aparecem um pouco mais”. “Permanecer adequadamente hidratado é bom para a nossa saúde em geral. Se estamos comendo e bebendo o que devemos, nossos corpos ficam mais saudáveis, e nossa pele, portanto, também”, disse ela. Seu conselho? Sempre usar protetor solar, evitar o cigarro e comer bem.
ANAHAD O’CONNOR



Raios-X com fita crepe

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, demons-traram ser possível produzir raios-X simplesmente puxando fita crepe. Próximo passo: fusão nuclear. Na revista “Nature”, Seth J. Putterman, professor de física da UCLA, e seus colegas relatam fluxos surpreendentemente violentos de elétrons quando arrancavam tiras de fita adesiva de uma superfície. Tais correntes elétricas, por sua vez, geravam surtos rápidos e violentos de raios-X. O fenômeno só foi observado quando a fita era arrancada no vácuo. Algo no ar, talvez a umidade, inibe os raios-X. O fenômeno pode levar à criação de utensílios médicos simples, que empreguem explosões de elétrons para destruir tumores. E também há a possibilidade de fusão nuclear. Se a energia do rompimento da cola pudesse ser direcionada dos elétrons para íons pesados de hidrogênio, os íons se acelerariam de modo que, quando colidissem, se fundiriam liberando energia – o mesmo processo que faz o sol brilhar.
KENNETH CHANG



Texto Anterior: A misteriosa tosse, enfim fotografada
Próximo Texto: Dinheiro & Negócios: Crise econômica vira o golfo de ponta-cabeça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.