São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 2011

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Consumidores compram na internet através de telinhas

Por STEPHANIE CLIFFORD
e CLAIRE CAIN MILLER

Mia Sara, 43, sente falta dos passeios que fazia para conferir as vitrines das lojas quando vivia em Nova York, mas encontrou uma maneira de substituir tal costume -comprar usando seu iPad.
"É um fac-símile razoável fazer uma compra em uma janela pequena. Talvez, você pare em algum lugar e consiga alguma coisa que provoque sua imaginação", ela disse, destacando a blusa azul de algodão Philip Lim que, recentemente, comprou no aplicativo do iPad da Net-a-Porter.com.
Para Sara, comprar no iPad é mais confortável na cama do que fazer o mesmo com o laptop e muito mais fácil do que ter de encarar no carro aquelas imagens reduzidas no telefone enquanto aguarda as crianças. "Melhora a vida meio deprimente que leva uma mãe do futebol", ela disse.
Comprar já foi divertido. Então, o Google apareceu, e tardes de passeio em lojas de distrito foram substituídas por buscas de dois minutos por "jeans escuros que combinam com tal calçado".
Atualmente, vendedores como a Net-a-Porter pensam que conseguiram atribuir às compras on-line a sensação de conferir modelos nas lojas durante uma hora ou consultar catálogos -criando aplicativos que se assemelham a revistas para tablets. Os vendedores estão criando catálogos de iPad com estilosas fotografias que usuários podem consultar sentados no sofá ou deitados na cama.
A ideia é oferecer "entretenimento com compras", disse Siva Kumar, atual executivo-chefe do "TheFind", um mecanismo de busca que, recentemente, lançou "Catalogue", aplicativo de tablet que mistura catálogos interativos de 30 varejistas, o que inclui a Crate&Barrel e Sephora.
Em Net-a-Porter, por volta de 15% dos compradores compram de uma plataforma de iPad, enquanto o eBay diz que a média de compra usando o iPad é maior do que no site ou no celular.
Os varejistas também veem o tablet como um meio mais simpático para apresentar seus produtos. Os aplicativos exigem apresentação elegante, e seleção do material adequada. "Nosso site foi elaborado no desejo de criar uma revista fashion em que você pode comprar nossos produtos, e toda essa noção de conseguir mover os arquivos na página, selecionando os produtos para uma cesta de compras. Tocar o item com seus próprios dedos, como se faz com o papel da revista, é um sonho se tornando realidade", disse Alison Loehnis, o vice-presidente de vendas e marketing da Net-a-Porter.
Varejistas notaram que os consumidores usam o tablet como uma forma de relaxamento. Muitas das transações no aplicativo do eBay no iPad ocorrem das cinco horas da tarde às 11 horas da noite, disse Steve Yankovich, vice-presidente da eBay Mobile. "As pessoas aliviam a tensão depois do trabalho, por meio da compra acompanhada, às vezes, de uma bebida", disse. "Gostamos disso".


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