São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2011

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DIÁRIO DE HONG KONG

Brinde aos noivos com direito a milk shake

Uma opção barata para os casais em um setor lucrativo

Por JOYCE HOR-CHUNG LAU

HONG KONG - Ao som de música ambiente vinda dos alto-falantes, Kelvin Kwong ajoelhou-se e declarou seu amor por sua noiva, Ashley Tse, diante de um grupo de barulhentos representantes da mídia. A festa de noivado dos dois, promovida no Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, inaugurou o novo e fortemente promovido serviço nupcial dos restaurantes McDonald's em Hong Kong, os primeiros do mundo que oferecem McCasamentos.
Em 2006, a Prefeitura de Hong Kong modificou uma lei, autorizando a celebração de casamentos em lugares que não sejam templos ou a sede da prefeitura. Presente em Hong Kong desde 1975, o McDonald's é a primeira rede de fast food a aproveitar a oportunidade de ingressar nesse ramo lucrativo que, segundo o site de mídia on-line ESD Life, movimenta cerca de US$ 1,37 bilhão por ano ou 10,7 bilhões de dólares de Hong Kong. Uma pesquisa da ESD constatou que o gasto médio que um casal tem com seu casamento é de US$ 29.200; como a renda familiar média é de apenas US$ 2.250, não é incomum que casais jovens -ou, com frequência, a família do noivo- economizem durante anos ou contraiam dívidas para pagar pelo casamento.
Já um McCasamento custa a partir de US$ 1.280, valor que inclui comida e bebidas para 50 pessoas. O pacote inclui uma versão a preço reduzido de todos os elementos das festas de casamento: um "bolo" feito de tortas de maçã empilhadas, lembranças para os convidados e os convites para o casamento, cada um com uma foto do casal.
Funcionários do McDonald's trajando ternos pretos imitam as ações das hostesses de hotéis elegantes. Eles recebem os convidados, os conduzem até o livro de assinaturas e servem a comida, mesmo que esta seja apenas um Big Mac com fritas.
Shirley Chang, diretora gerente dos 226 restaurantes McDonald's em Hong Kong, disse que os McCasamentos foram idealizados de modo a se adequar aos costumes locais, particularmente à crença chinesa na numerologia, que determina as melhores datas para casamentos e outros eventos importantes. O anúncio dos McCasamentos foi feito em 10 de outubro de 2010, porque "10-10-10" é considerada uma combinação que dá sorte.
A ausência de álcool não parece incomodar, e Chang disse que até agora não houve pedidos para incluir bebidas alcoólicas nos casamentos. Em vez disso, os casais brindam com uma bebida açucarada, devido às implicações da "doçura" nas crenças chinesas. "É por isso que brindamos com um sundae", disse ela.
De acordo com Chang, entre 50 e 60 casamentos estão sendo negociados com os gerentes de planejamento de festas do McDonald's Hong Kong.
Gordon Mathews, antropólogo da Universidade Chinesa de Hong Kong, explicou a atração de um McCasamento.
"A geração que está se casando hoje cresceu estudando no McDonald's", disse ele. "Nos EUA e em outros lugares, pessoas da classe média ou alta classe média desdenham o McDonald's. Mas aqui, em Hong Kong, é diferente. Um casamento celebrado no McDonald's não seria visto como algo cafona."
De volta à festa para os noivos Kwong e Tse, a hostess comandava os convidados em uma brincadeira barulhenta com balões. As pessoas pareciam estar realmente felizes e nem um pouco constrangidas, erguendo seus milk shakes para brindar o casal, os representantes do McDonald's e até mesmo jornalistas que cobriam o evento.
Mas, indagado se fará seu casamento no mesmo lugar, Kwong hesitou. "Ouvi dizer que há gente que se casa na praia", disse.


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