São Paulo, segunda-feira, 18 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limites entre trabalho e diversão

Por MATT VILLANO

Dúvida.Mais e mais colegas andam pedindo para que você os adicione em sites de relacionamentos sociais. Você está dividido em relação à ideia de oferecer a esses contatos profissionais um acesso a sua vida pessoal. O que fazer?
Resposta. Aja com cautela. Embora possa parecer inofensivo criar conexões virtuais com colegas de escritório, fazê-lo pode colocá-lo numa posição incômoda no trabalho, diz a consultora de carreiras Juliette Powell. Participar de redes sociais “exige fixar limites”, diz ela. “Se você tem alguma coisa on-line que não dividiria abertamente com as pessoas do escritório, provavelmente deveria pensar duas vezes antes de convidá-las [para sua rede].”
Dúvida. Quais os benefícios profissionais de conectar-se com colegas de trabalho na internet?
Resposta. As pessoas podem usar sites para complementar suas redes profissionais. Artistas colocam posts em MySpace e Twitter para divulgar seu trabalho. Pessoas que procuram emprego usam o LinkedIn para trocar dicas sobre entrevistas.
Daniel Simon, sócio de um consultório de oftalmologia na Carolina do Norte (EUA), frequentemente acompanha um grupo no Facebook para compartilhar experiências e discutir técnicas com outros cirurgiões oftalmologistas. “É uma ótima maneira de ver o que outros especialistas em todo o país andam fazendo”, diz. “Podemos compartilhar vídeos, discutir e postar links para artigos que, de outro modo, talvez não fosse possível encontrar.”
Dúvida. Quais são as armadilhas potenciais?
Resposta. Uma delas é o constrangimento público. Como os blogs, comentários feitos em muitas redes de relacionamento social existem para sempre —ou seja, uma pessoa poderá acessá-los a qualquer momento, ler e fazer julgamentos a respeito.
Fotos também podem ser motivo de incômodo. Num site como Facebook, em que os contatos aprovados de uma pessoa podem anexar um usuário numa foto, existe a chance de que colegas de trabalho topem com imagens de você se comportando como doido numa festa da faculdade, cantando bêbado num karaokê ou coisas piores.
Dúvida. Se você quer recusar alguns pedidos de conexão, qual é a forma mais educada de fazê-lo?
Resposta. Seja franco e aja da mesma maneira com todos. Rachel Weingarten, presidente da consultoria Octagon Strategy Group, de Nova York, diz que funcionários que desejam evitar topar com colegas em sites de relacionamento devem responder a todos os convites explicando que preferem incluir todos seus contatos de trabalho em determinada rede social, ou então reservar todos os sites de relacionamento social para contatos de fora do âmbito profissional.
Esse tipo de política deve ser adotada de maneira igual, diz ela. “O pior que você pode fazer é aceitar alguns convites mas recusar outros; as pessoas que rejeitou descobrirão que foram excluídas.”


Texto Anterior: Diário de Balmedie: Proprietário teimoso atrapalha planos escoceses de Trump
Próximo Texto: Ciência & Tecnologia
Site na internet pode ajudar a mapear a proliferação da gripe

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.