São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O sal possui mais do que um simples sabor salgado

Por HAROLD McGEE
Hoje, os sais vêm de todo o mundo, com tonalidades de cor, formas de cristais e texturas diferentes. Mas essa nevasca é acompanhada de um vendaval de alegações exageradas. É verdade que o sal puro pode possuir outros sabores além do salgado? E que sais menos refinados têm sabor tão melhor que isso pode justificar a multiplicação do seu preço por cem?
Finalmente, os cientistas sensoriais começaram a interessar-se por essas perguntas. Seus testes indicam que a maioria dos sais tem sabor mais ou menos igual, mas que nenhum sal, mesmo o mais puro, é apenas salgado.
Os sais vêm dos oceanos e de depósitos subterrâneos sólidos, de mares antigos. As duas fontes contêm muitos minerais diferentes, mas o que predomina é o cloreto de sódio. A maior parte do sal de mesa comum é produzida pela injeção de água nas minas para dissolver os minerais, o aquecimento da água salgada para que a água evapore, e, então, o tratamento dos minerais à medida que se precipitam. O sal de mesa é composto em mais de 99% por cloreto de sódio.
Para a produção dos sais marinhos, a água é deixada para evaporar lentamente ou é fervida rapidamente em alta temperatura.
Os dois tipos de sal podem ser produzidos em escala artesanal ou industrial. Os sais marinhos menos refinados, que possuem as maiores proporções de umidade e de outros minerais, são acinzentados e não são granulados. E existem os sais tratados: os fabricantes acrescentam neles ingredientes para dar cor e sabor. No ano passado, cientistas da Universidade da Carolina do Norte publicaram no "Journal of Sensory Studies" estudo sobre 38 variedades. Constataram que as variedades têm sabores diferentes.
Os sais menos refinados apresentaram sabor menos salgado que o sal de mesa, mas alguns eram mais salgados. No Instituto Culinário da América, em Hyde Park, Nova York, degustadores deram preferência a caldo de galinha e linguiças de porco feitas com sal marinho branco de baixo custo. Os lotes dos dois alimentos feitos com sal marinho cinzento, conhecido como "sel gris", e com "fleur de sel", foram avaliados como estando entre sal marinho branco e sal kosher. No preparo do suco de tomate fresco, purê de batatas e purê de feijão, os degustadores não tiveram favoritos inequívocos.
Os estudos sugerem que seria preciso um paladar altamente apurado para ofender-se com o sabor do sal comum ou para notar diferenças em alimentos preparados com sais diferentes.


Texto Anterior: Nitrogênio líquido é o segredo de um lanche
Próximo Texto: Arte & Estilo
Para os curdos da Turquia, autonomia nas artes

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.