São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mulheres deixam de esconder seios pequenos

Por CATHERINE SAINT LOUIS

Presume-se que as mulheres com seios pequenos se sintam mal servidas pela natureza. O desfile de bustos ofegantes visto nos catálogos de lingerie não apenas sugere que maior é melhor, mas também que o realce de tamanho dado pelos sutiãs meia-taça seja algo desejado.
Nada disso, diz Ellen Shing, dona do Lula Lu, um site na internet e butique em San Mateo, Califórnia, que vendem sutiãs de tamanhos pequenos. Ela diz que, embora uma pequena parcela das freguesas procure sutiãs com bojo e lhe diga "me deixe tão grande quanto for possível", a maioria "não quer ficar maior do que é".
Essas freguesas "estão felizes com seus corpos", disse Shing, 42 anos. "A ideia de que, se você é menor, quer ser maior, é um equívoco."
Nos últimos três anos, disse Elisabeth Dale (ex-Squires), autora de "Boobs: A Guide to Your Girls" (Seios: um guia a suas garotas), houve "um aumento enorme no número de sites e lojas online especializados em sutiãs de tamanhos menores, de uma maneira que empodera", como o evesappleslingerie.com.
"O que eles procuram não é explicar 'como encher seu sutiã'", explicou. "Eles dizem algo do tipo 'seu corpo é perfeito do jeito que é. Como podemos ajudá-la?'"
Hoje em dia, mais mulheres com seios pequenos parecem estar celebrando abertamente seus visuais no Twitter, no Facebook e em blogs diversos. Mais de 2.300 pessoas entraram num grupo do Facebook para declarar à vista de todos "garotas sem peito são mais bonitas!".
Nos últimos anos, ao mesmo tempo em que muitas pessoas vêm ganhando peso, os seios, compostos principalmente de gordura, só vêm crescendo, e os tamanhos de sutiãs acompanharam essa tendência. Ostentar seios minúsculos pode ser uma reação contra essa tendência.
A Lailides.com oferece lingerie sexy sem aro e com uma dose saudável de amor-próprio. As mulheres que usam sutiãs pequenos, observa o site, "não sentem dor quando correm ou dançam, podem dormir de bruços, e, o que é melhor, a tendência de queda dos seios é mínima, comparada às mulheres com bustos maiores".
Esse tipo de apoio moral visa mulheres adultas que querem lingerie que seja apropriada a sua idade e sua posição na vida. Nenhuma mulher na casa dos 40 anos quer tirar a roupa e revelar um sutiã de bolinhas, com jeito de sutiã para adolescente, ou alguma outra coisa que lhe caiba mal, seja pouco sexy e corra o risco de estragar o clima.
Algumas mulheres com seios pequenos se irritam com os sutiãs meia-taça. Outras prefeririam não usar sutiã, não fosse pelo constrangimento de exibir seus mamilos duros em salas de conferência geladas. Sutiãs macios sem aros oferecem "discrição para os mamilos", disse Susannah Hornsby, especialista em sutiãs na butique Journelle, de Nova York.
Durante tempo demais, as mulheres que têm pouco a mostrar em cima se sentiram desmoralizadas quando saíam para comprar sutiãs. Algumas vendedoras de lojas de departamentos orientam mulheres adultas a ir à seção de roupa infantil, para encontrar sutiãs de adolescentes. Outras fazem coisas parecidas.
A acupunturista Heidi Brockmyre, de San Diego, Califórnia, conta que já foi mandada embora de butiques especializadas em sutiãs. "Elas disseram algo como 'não podemos ajudá-la'. Me senti como se eu fosse uma aberração da natureza", contou.
Desde então Brockmyre, 33 anos, comprou cinco sutiãs meia-taça da Little Bra Company, e hoje ela já conhece o prazer de mostrar curvas em seus decotes. "Não tenho problema em ter seios pequenos", explicou. Mas, com esses sutiãs, "usar camiseta regata ficou mais divertido".


Texto Anterior: Próxima geração de estilistas desenha para o mundo
Próximo Texto: Victoria Beckham: Ela é de verdade?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.