São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2011

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Música para quem tem internet

Portais virtuais de bibliotecas repletas de entretenimento

Por BEN SISARIO
A próxima fronteira a ser atravessada pela música digital não é um tablet ou um smartfone. Ela é composta de dois objetos que fazem parte do cotidiano há décadas: o automóvel e o televisor.
A música digital se limita, há anos, principalmente a computadores e smartfones. Mas essa limitação está desaparecendo, à medida que os mercados optam pelos serviços em nuvem, que transmitem conteúdos de servidores remotos, permitindo que qualquer coisa que tenha uma conexão com a internet, como televisores inteligentes ou tocadores de Blu-ray, torne-se portal virtual de bibliotecas repletas de entretenimento.
Um serviço de música por streaming, Mog, está contando com essa mudança para atrair assinantes. A LG, Samsung e Vizio vão incorporar o Mog em seus televisores próprios para a internet, e o serviço será disponível também no Sonos, um sistema sem fios para administrar música em casa.
E, em algo que a empresa descreve como a primeira integração de um serviço de música por demanda em um carro, o Mog fará parte da linha Mini da BMW.
"Quando você pensa em assinar um serviço de música em nuvem", disse David Hyman, o fundador do Mog, "imagino você se perguntando: 'Posso usar no meu telefone? Posso usar no carro? Vai funcionar no televisor novo?'. O valor desses serviços aumenta à medida que aumentam os lugares em que os consumidores podem acessá-los."
Com sede em Berkeley, na Califórnia, a Mog foi fundada em 2005 como site de relacionamento social. No final de 2009, passou a ser um serviço de assinatura de conteúdo por streaming, oferecendo 10 milhões de canções por US$ 5 mensais em computadores pessoais e cobrando US$ 10 pelo acesso também por aparelhos móveis.
O televisor ligado à internet, pré-carregado com serviços de streaming como Netflix e Pandora, está se tornando um centro de entretenimento múltiplo. A Sony lançou recentemente seu serviço Qriocity, que oferece assinaturas de música e filmes por streaming.
Para os serviços de música por assinatura, a concorrência é intensa. Além do Mog, o setor inclui os serviços Rhapsody, Rdio e Napster. O serviço europeu Spotify está previsto para penetrar no mercado americano este ano. Mas relativamente poucos consumidores têm se mostrado dispostos a pagar por música streaming.
Hyman disse acreditar que o carro, o lugar onde as pessoas mais ouvem música, pode representar oportunidade para a música digital, capaz de atrair milhões de assinantes. O serviço de rádio via internet Pandora já está presente em carros, incluindo o Mini, e 20 milhões de assinantes pagam por rádio via satélite da Sirius XM. Mas até agora, não era possível obter música a pedido no carro.
"O automóvel é o Santo Graal", disse Hyman. "Olho para o mercado de rádio por satélite nos EUA, com 20 milhões de assinantes, e não vejo por que nós não possamos ter 20 milhões de assinantes."


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