São Paulo, segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSAIO

JOHN BIGGS

Vantagens e excentricidades da TV 3D

John Skidmore não se interessa pela TV em 3D, e você? No início de janeiro, Skidmore, um rapaz de 24 anos de Chicago, comprou duas TVs de plasma Panasonic por US$ 2.700, mesmo depois de ouvir a notícia de que a TV em três dimensões está chegando. Ele não achava que os novos aparelhos 3D, que deverão chegar às lojas nos próximos meses, valeriam o preço que ele teria de pagar por algo que espera usar raramente.
"Eu não via a mim mesmo colocando óculos 3D toda vez que quisesse assistir a alguma coisa na TV", ele disse. Como acontece com a maioria dos avanços tecnológicos, a moda parece ter dominado a conversa quando se trata de tecnologias de TV em 3D. Até agora, consumidores como Skidmore não estão esperando o surgimento de novos e melhores aparelhos 3D e, em vez disso, procuram bons negócios on-line e em grandes varejistas como Walmart e Best Buy.
Mas, quando as TVs 3D estiverem disponíveis, nos próximos meses, você deveria investir em uma? Vamos examinar algumas das perguntas mais comuns entre os consumidores.
1) Ainda preciso usar aqueles estranhos óculos vermelhos e azuis? Não. Esses óculos são usados em uma coisa chamada 3D anaglífico. Eles usam duas cores -vermelho e azul (às vezes verde)- para criar duas "visões" diferentes de uma imagem. Popular nas décadas de 1950 e 60, eles estão desaparecendo. Hoje você precisa usar estranhos óculos mais novos e elegantes.
2) Posso guardar os óculos que usei quando vi "Avatar" e "Up - Altas Aventuras" no cinema? Tecnicamente você deveria poder -são óculos 3D passivos e usam o sistema de polarização, que divide a imagem na tela em duas imagens separadas. Ele serve para uma sala grande quando todos estão sentados à frente da tela. Mas os fabricantes de TVs 3D não sabem como é a sua sala e, mais importante, não querem vender óculos 3D por alguns centavos quando podem vender óculos "ativos" e mais bonitos por US$ 70.
3) O que há de especial neles? Os óculos ativos permitem que a luz chegue a apenas um olho de cada vez. Enquanto você assiste ao vídeo, vê um lado da imagem e depois o outro, em rápida sucessão. Os óculos sincronizam a imagem, escurecendo um olho de cada vez. Assim, a exibição apresenta uma perspectiva diferente para cada olho. Isso também permite que você caminhe pela sala e ainda tenha um efeito 3D bom.
4) Os óculos piscam? Isso significa que é preciso carregá-los? Sim. Como se não houvesse fios suficientes na sua sala.
5) Então é realmente interessante? Seja franco. Os fabricantes de televisores, da Sony à Philips, certamente vão bombardeá-lo com atrativos para vender TVs 3D. Possivelmente, ver um trailer de "Avatar" em uma TV 3D será interessante na primeira vez, mas a novidade perde o brilho rapidamente. Com o conteúdo certo é ótimo, mas é duvidoso que muitos se entusiasmem por qualquer programa em 3D.
6) E se eu quiser dar esse salto, de que vou precisar? Para ver TV em 3D você precisa ter um centro de entretenimento doméstico apto (por exemplo, uma TV 3D e um tocador de Blu-ray 3D). "2013 é o ponto xis dessa opção", disse Richard L. Gelfond, executivo-chefe da Imax.
7) Quando poderei ver TV 3D sem os óculos estranhos? Supostamente isso acontecerá depois que o 3D se tornar onipresente. Talvez 2020? Depois disso, os fabricantes terão de procurar outra galinha dos ovos de ouro.


Texto Anterior: "Gadgets" ficam espertos demais
Próximo Texto: Aparelhos manuais usam luz e calor contra a acne
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.