São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PREVISÕES

O futuro muito próximo não será dessa maneira

Por JAMES GORMAN
É uma missão de tolo fazer previsões exatas sobre o futuro. Mesmo os que são famosos pela clarividência, muitas vezes, dão com a cara no chão.
Quando fui tentado pela primeira vez a fazer previsões específicas para 2011, sabiamente resisti a meus piores impulsos. Então, pensei: por que não prever o que não vai acontecer?
Estou me restringindo a 2011, principalmente, e tenho muita confiança nestas previsões. Aqui vão: em 2011, os seres humanos não evoluirão muito.
Oh, eu sei, desenvolvemos, recentemente, a capacidade de digerir o açúcar do leite, a lactose.
Lactose? O que aconteceu com as mudanças evolucionárias realmente grandes, como cabeças gigantes e calvas com cérebros enormes e percepção extrassensorial, ou barbatanas e guelras para podermos viver embaixo da água na Nova Atlântida? Vou ampliar esta previsão para 2111.
Não encontraremos qualquer vida de bom tamanho no espaço.
No máximo, encontraremos algo microscópico. Mas não prevejo que encontraremos qualquer coisa grande o suficiente para enxergarmos a olho nu. E é isso que as pessoas querem -não vida inteligente, apenas algo que se mova, talvez pule para cima e para baixo, e faça ruído.
Os neandertais não serão clonados. Como sei disso? Porque as previsões de clonagem quase nunca se realizam. Lembra-se dos exércitos de super-homens clonados e da confusão de identidade generalizada (por causa dos clones, e não de furto de cartão de crédito)? Você os viu? Não, em vez disso temos algo como o mesmo gato de novo.
A colonoscopia virtual não vai substituir a realmente invasiva e antiquada.
As tomografias computadorizadas não são suficientemente boas. Além disso, os médicos perderiam dinheiro, e, até que a maconha seja legalizada, as colonoscopias são uma das poucas maneiras legais de a turma com mais de 50 anos ter um barato.
O primeiro ser humano não será concebido no espaço.
Na verdade, esta previsão é mais um desafio. Deveria ser realmente possível, e nada se perderá tentando. Por favor, astronautas, alegrem o meu e o seu dia. O mundo receberia uma boa dose de ânimo, tendo um bebê espacial.
Ninguém vai se carregar (memórias, personalidade, neuroses, desejos obscuros) em um computador.
O momento transumano, chamado de singularidade -quando nós, ou alguns de nós, transcendermos nossos corpos físicos e nos tornarmos digitais-, não vai ocorrer no próximo ano.
O ateísmo não se tornará uma religião predominante no mundo, apesar dos esforços de alguns cientistas. Porque os ateus, como certos oráculos negativos, têm tudo a ver com o que não é -neste caso, eles afirmam, Deus.


Texto Anterior: Genética: Genes podem refletir mudanças na vida
Próximo Texto: Perfis - Duquesa de Devonshire: Uma grande dama ao alcance de todos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.