São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Índia, Facebook é usado contra motoristas infratores

Para alguns, tática é considerada "orwelliana"

Por HEATHER TIMMONS

NOVA DÉLI - A capital indiana é famosa pelo tráfego complicado e infame por seus motoristas indisciplinados. Agora, a polícia de trânsito da cidade recrutou uma arma inesperada na luta contra a condução perigosa: o Facebook.
A polícia de trânsito abriu uma página na rede social há alguns meses, e quase imediatamente os moradores se tornaram informantes digitais, publicando fotos de colegas motoristas que violam as leis de trânsito. Até julho, mais de 17 mil pessoas tinham aderido à página e publicado quase 3.000 fotografias e dezenas de vídeos.
Há fotos de pessoas de motocicleta sem capacete, carros parados na faixa de pedestres, motoristas falando ao celular ou praticando conversões ilegais e veículos estacionados em locais proibidos.
Usando as fotos para rastrear os donos de veículos, a polícia de trânsito de Nova Déli emitiu 665 multas até o início de agosto, segundo o comissário de tráfego da cidade, Satyendra Garg.
Apesar de algumas preocupações com a privacidade e com a autenticidade das fotos, a reação do público foi extremamente positiva, ele disse.
Segundo Garg, a página no Facebook não diz para os cidadãos tirarem fotos de motoristas fora da lei. "Queríamos ter um fórum onde as pessoas pudessem expressar suas opiniões e sugerir mudanças", ele disse.
Com apenas 5.000 policiais de trânsito numa cidade de 12 milhões de habitantes, o site da rede social está desempenhando uma função útil, contou.
"A polícia de trânsito não pode estar presente em todo lugar, mas as regras estão sempre sendo violadas. Se as pessoas querem denunciar, nós apreciamos."
Garg admitiu que é possível que fotos sejam manipuladas para incriminar alguém que na verdade não infringiu a lei. Mas ele disse que os motoristas podem contestar as multas se acharem que foram emitidas erroneamente.
Alguns moradores da cidade aplaudiram a iniciativa. "Essa é uma boa utilização dos recursos da polícia", disse Vijyant Jain, 27, gerente de uma firma de serviços e motorista de uma minivan. Ele publicou um alerta na página do Facebook no início deste mês sobre uma obstrução de tráfego.
Os críticos dizem que esses métodos poderiam estabelecer um precedente perigoso. Contar com a população para delatar seus vizinhos on-line é "orwelliano", disse Gaurav Mishra, executivo-chefe de uma consultoria.
"Quando se usa a internet como meio para o governo aplicar multas aos cidadãos, começo a ficar preocupado, porque não se sabe aonde isso vai parar", disse.
As autoridades adotaram os informantes do Facebook em parte porque os perigos do trânsito na Índia estão sempre presentes. O país tem mais mortes no tráfego do que qualquer outro, e o número de novos motoristas sem prática disparou nos últimos anos, juntamente com o crescimento da classe média indiana.
Garg deu alguns conselhos práticos para os fiscais de trânsito amadores de Nova Déli. "Aconselhamos que, enquanto vocês estiverem dirigindo, não tirem fotos" de outro motorista infringindo as regras de trânsito, disse Garg. Usar uma câmera de celular ao dirigir "já é uma infração".


Texto Anterior: Inteligência/Roger Cohen: Uma ânsia por pirar
Próximo Texto: Um prazo americano, um país no limbo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.