São Paulo, segunda-feira, 25 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde e boa forma

Videogame Wii causa lesão em jogadores

Por ANDREW DAS

Nos instantes depois da contração aguda em meu ombro esquerdo, a sensação que tive não foi de dor: foi de pânico. Como um homem de 40 anos explica a sua mulher que pode ter rompido seu manguito rotador jogando tênis com o Wii à meia-noite?
O cirurgião ortopédico Charles Young me fez sentir melhor sem mesmo me examinar. No final do ano passado, Young passou cerca de uma hora experimentando os jogos de equilíbrio e de treino de força em seu novo Wii Fit. Correu por uma trilha virtual. Praticou esqui. Andou por uma corda bamba. "Fiquei realmente dolorido", disse o médico, que está concluindo uma bolsa de estudos em medicina esportiva na Clínica Cleveland, nos EUA.
Dizer que os machucados decorrentes do uso do Wii estão virando epidemia seria exagero, mas é fato que estão proliferando, juntamente com o popular sistema de videogame. Entrevistas com ortopedistas e médicos esportivos revelaram poucos casos de machucados graves, mas, sobretudo, um fenômeno que vem se espalhando em todos os EUA: pacientes de todas as idades que se queixam de inchaços e estiramentos relacionados ao uso -e uso excessivo- do Wii.
Se há uma epidemia de alguma coisa, ela provavelmente poderia ser descrita com um rótulo mais abrangente: Nintendinite.
"Skateboard, snowboard -escolha o esporte que quiser", disse William N. Levine, diretor de medicina esportiva no Centro Médico da Universidade Columbia. "É só procurar o modismo mais recente. Sempre há uma multidão de machucados ortopédicos específicos associados a ele."
A diferença agora é que o aumento das vendas do videogame Wii significa que as dores ganham mais companhia a cada dia que passa. A Nintendo, que lançou o Wii em novembro de 2006, vendeu mais de 10 milhões de unidades do game nos EUA no ano passado, incluindo o número recorde de 2,1 milhões em dezembro, e mais de 50 milhões em todo o mundo. O programa complementar de exercícios Wii Fit vem sendo quase igualmente popular, com mais de 6,5 milhões de unidades vendidas desde que foi lançado, em maio de 2008.
Consumidores que evitavam videogames sedentários vêm aderindo ao Wii, que convence seus usuários a sair do sofá com um controle remoto sem fios, segurado na mão, e uma seleção de esportes como tênis, boxe e boliche. Para alguns pais, e até mesmo avós, os games são uma maneira de aproximar-se de seus filhos. O fato de que, ao jogar, todos fazem um pouco de exercício é uma vantagem adicional.
"É ótimo como conceito, já que faz as pessoas se envolverem e praticarem atividade física", disse Brian Halpern, médico esportivo no Hospital de Cirurgias Especiais, em Manhattan, Nova York. "Não é ótimo na medida em que você se perde e exagera ao exercitar partes do corpo que não movia havia muito tempo, ou nunca."
Denise Kaigler, vice-presidente de marketing e assuntos corporativos da Nintendo dos EUA, disse em e-mail que "à medida que os consumidores se adaptam a esse novo estilo de jogo, têm chegado alguns relatos de pequenos incidentes durante sessões de jogo exageradamente entusiasmadas", mas que mais avisos de saúde e segurança foram acrescentados ao videogame, por exemplo o aviso de que se deve jogar numa área livre de obstáculos.
"É bom ter coração de criança", disse Susan Joy, diretora do programa de saúde esportiva de mulheres na Clínica Cleveland. "Mas às vezes, quando você inicia um novo programa de exercícios, é bom lembrar que você não é uma criança."


Texto Anterior: Novos "ciberdetetives" buscam espiões à solta pela internet
Próximo Texto: Frisbee se populariza como esporte feminino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.