São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula e Alckmin, dois pesos

O "Painel" deu informação exclusiva na terça: "Parecer de técnicos do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] recomenda a rejeição das contas de Geraldo Alckmin na campanha presidencial de 2006. O tucano não movimentou a conta de candidato, deixando o fluxo de dinheiro a cargo de seu comitê, o que é irregular, segundo corpo técnico do tribunal".
O "furo" não ganhou citação na primeira página. Nos dias seguintes, o jornal não publicou reportagem alguma. Nem ouviu Alckmin. Na quinta, o "Painel" dedicou mais duas notas ao assunto.
No dia 6 de dezembro passado, o segundo título mais destacado na capa da Folha foi "Laudo do TSE rejeita contas da campanha do presidente". Em página interna, a novidade recebeu justa atenção. Trecho da chamada: "Se vencer a rejeição [no plenário do TSE], a posse do eleito é impedida".
Em 13 de dezembro o jornal manchetou "TSE rejeita contas do comitê de Lula". E sublinhou: "Diplomação do petista é mantida". O parecer sobre Lula, presidente reeleito, era mais importante que o relativo a Alckmin, derrotado.
Mas creio que a Folha errou ao minimizar a informação desta semana. Ela merecia exposição na primeira página e reportagem. O apartidarismo é princípio editorial que implica equilíbrio no noticiário.


Texto Anterior: A batalha da praça da Sé
Próximo Texto: Sóbria, cobertura escapa ao oba-oba
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.