São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sóbria, cobertura escapa ao oba-oba

"A Folha pareceu nos últimos anos se sair bem na maioria das "grandes coberturas" e deixar a desejar no noticiário do dia-a-dia."
Foi o que comentei na crítica diária da segunda-feira, distribuída à Redação e acessível sem restrições aos leitores na Folha Online (www.folha.com.br/ombudsman). Era o prólogo para elogiar o inspirado caderno de domingo sobre religião.
O jornal já tinha ido bem nos meses que antecederam a visita do papa Bento 16, com os repórteres Rafael Cariello e Leandro Beguoci empenhados em acompanhar a Igreja Católica. Eles anteciparam a escolha de dom Odilo Scherer para arcebispo de São Paulo.
Além das revelações exclusivas, como o acordo que o Vaticano busca com o Brasil, houve um mérito especial: manter a sobriedade em um noticiário sensível.
Assim como o Estado é laico, o jornal deve exercer a independência em relação à igreja -que já tem o seu diário, "L'Osservatore Romano".
A "grande cobertura" fugiu ao oba-oba, porém teve tropeços (aponto-os nas críticas na internet). Na sexta, dava a impressão de overdose informativa, mas sem comprometer o bom trabalho jornalístico.
A Folha deveria retomar a cobertura sistemática de religião -de todas elas.


Texto Anterior: Lula e Alckmin, dois pesos
Próximo Texto: Folha esconde Galo, Grêmio e novos campeões
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.