São Paulo, domingo, 16 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas charges, o mundo é quase só de machos

A Folha desperdiçou, sábado retrasado, a chance de contar histórias saborosas a partir de estatísticas. Titulou: "Crescem uniões de mulheres mais velhas que os homens".
Veicularam-se percentuais, mas não se exibiu um só casal. Reportagem sem gente e encanto. Número não convive com número, não se apaixona.
Alguns leitores tomaram a charge que acompanhou o texto, reproduzida ao lado, como uma afronta às mulheres.
São opiniões legítimas, das quais discordo. Não é função do cartum ser fiel a estudos -velhinhas não são maioria entre as mulheres-, mas pintar o mundo com humor. Não creio que seios rastejantes incitem discriminação.
O autor, Caco Galhardo, é um dos craques do excepcional time de chargistas da Folha. Composta quase só por homens, a equipe acentua a testosterona no jornal.
O editor de Arte, Fabio Marra, comenta: "A falta de mulheres em charges não é apenas nacional, mas mundial. O curioso é que existem ótimas ilustradoras, mas poucas parecem se interessar pelo humor curto e mordaz das charges e tiras. Apesar dos concursos que fizemos, na Folha temos apenas a quadrinista Chiquinha, no Folhateen, e a argentina Maitena, no Equilíbrio".


Texto Anterior: Deu no "New York Times'; e daí?
Próximo Texto: O jornalismo incômodo
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.