São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UM JORNALISMO TÃO PREVISÍVEL COMO A CHUVA

As chuvas continuam, como era de esperar, matando ou de uma vez ou aos poucos. O jornal fez pouco antes de o verão chegar para cobrar as autoridades a respeito de providências que deveriam estar sendo tomadas então para mitigar as tragédias de agora.
Sua reação aos novos desastres tem sido tão corriqueira quantos as chuvas. As mesmas fotos, as mesmas histórias de vítimas ocupam quase todo o espaço dedicado à cobertura, numa tentativa necessariamente frustrada de concorrer com os meios eletrônicos no relato do factual.
Poucas exceções realçam como seria melhor para o leitor se ele desse prioridade para apurar as causas estruturais dos problemas. Na segunda, por exemplo, ótima reportagem mostra a relação diretamente proporcional entre intensidade de chuva (e enchentes) e quantidade de concreto numa região específica.
Na sexta, os destaques positivos são o artigo de climatologista sobre a quantidade atípica da chuva desta temporada e em especial reportagem sobre como o atraso na aplicação do programa de 1988 de combate às cheias agrava o permanente drama de São Paulo com a água.


Texto Anterior: Não ir de notícia a esquecimento
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.