São Paulo, domingo, 30 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eduardo Jorge e José Dirceu

Dois registros:
1 - A Folha foi condenada, em sentença de primeira instância de 11 de julho, a pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais para Eduardo Jorge Caldas Pereira, ex-secretário-geral do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele considerou ofensivas várias reportagens, publicadas pelo jornal em 2000 e 2001, que o envolviam com o caso do desvio de verbas públicas para a construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
O juiz não acatou a defesa da Folha e levou em conta o fato de que a Comissão Parlamentar de Inquérito do Judiciário nada comprovou contra Eduardo Jorge.
Registro a condenação porque a Folha não a noticiou. Deveria tê-lo feito. Não entro no mérito da sentença porque não é definitiva. O jornal entrou com um recurso em segunda instância.
2 - José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva, reclamou da forma como a Folha editou a notícia do acordo assinado na Justiça entre ele e João Francisco Daniel, irmão do ex-prefeito de Santo André assassinado em janeiro de 2002. A nota curta -"Dirceu e irmão de Daniel fazem acordo na Justiça"- foi publicada na quarta-feira num pé de página. Na Edição Nacional o texto foi ainda menor.
O deputado cassado tem razão. As acusações de que teria recebido R$ 1,2 milhão em contribuições ilegais de empresas de Santo André, feitas por João Francisco contra o então presidente do PT, em junho de 2002, tiveram ampla repercussão e foram repetidas com destaque ao longo destes anos. Nada mais justo, portanto, que o acordo firmado na Justiça que beneficia José Dirceu tivesse visibilidade.


Texto Anterior: Nas mãos da CPI
Próximo Texto: A imprensa na imprensa
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.