São Paulo, sexta, 1 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois do porre, a ressaca

ELIANE CANTANHÊDE

Brasília - Vamos lá, turma. O Ano Novo começando, o governo recomeçando, e tudo como dantes.
Do Congresso, ACM dá os rumos. No Planalto, Clóvis Carvalho manda e desmanda em administração, reforma agrária, projetos sociais, bancos estatais, baleias e mosquitos.
Pedro Malan falando em inglês para o FMI e mudo em português para a nação em apuros.
O economista José Serra driblando o orçamento da Saúde, e o também economista Paulo Renato Souza cruzando o desempenho de alunos e professores.
Direto de Alagoas, Renan Calheiros, quem diria, cuida da Justiça e da segurança. O peemedebista Eliseu Padilha asfalta a encruzilhada entre o que é da União e o que é do seu partido.
Raul Jungmann, da Reforma Agrária, continua conferindo charme a um ministério sem verbas, sem utilidade e sem propósito, enquanto Francisco Turra borrifa a Agricultura.
Bem, mas também há novidades.
Saem os militares do primeiro mandato, entra o ex-governador Elcio Alvares para cuidar da segurança nacional e desempatar as disputas por verbas, navios, aviões e botinas.
Celso Lafer, entre uma e outra baforada de cachimbo, traçará cenários, analisará incertezas, identificará riscos para a combalida indústria nacional. Confraternizará com diplomatas e produzirá "papers" para Malan.
Com Malan mudo e Lafer pensando, Francisco Dornelles vem bem a calhar. Representando um partido de elite, o PPB, dialogará de igual para igual com os trabalhadores. Em silêncio.
Taí. Bem que o "novo" ministério de FHC ficou animado. Diria mais: curioso. E mais: instigante.
Até porque, com tantos ministros e agora tantos secretários, já é uma proeza tentar decorar nomes, cargos, siglas. O Edward Amadeo ficou onde mesmo? E o Luiz Carlos Bresser Pereira foi para o quê?
São questões de fundo para a gente entender e processar. Sim, porque enquanto o câmbio estiver sobrevalorizado e os juros baterem todos os recordes mundiais, bem pouco nos restará a fazer.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.