UOL




São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Não era ouro, era pirita

LAUSANNE - Menos mal que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha chegado ontem a Lausanne carregando consigo o que considera o verdadeiro problema: a retração da economia apontada pelo IBGE no primeiro trimestre do ano.
Houve um momento em que, sempre pelas declarações do próprio presidente, sua preocupação estava em olhar na telinha do computador a queda do risco-país e do dólar.
Nada contra uma ou outra. Mas risco-país e dólar são objetos de consumo para poucos. Atividade econômica, sim, é preocupação de praticamente todos, com a consequente influência sobre o emprego.
E, quando Lula grifou a palavra "mudança", a que abre, solitária, o seu discurso de posse, a tradução poderia ter sido a mais variada possível, conforme a mudança que cada qual desejasse mais. Mas, para a maioria, parece óbvio que "mudança" significa crescimento, emprego e melhores salários e/ou renda.
Parece igualmente óbvio que, mantida a política macroeconômica atual, as chances de crescimento ficam no mínimo esmaecidas.
É verdade que os juros no patamar indecente atual parecem com os dias contados. O próprio Lula já deu, outro dia, o recado: estão criadas as condições para reduzi-los. Não creio que os basbaques que diziam que o BC não podia mexer nos juros no mês passado por causa da "pressão" tenham, agora, coragem de reclamar da "pressão" do presidente.
Mesmo que os juros comecem a cair, estará sendo reduzido apenas um dos obstáculos ao crescimento sustentado. Falta todo o resto. Faltam políticas que o governo apenas esboçou, aqui e ali, retoricamente, encantado que estava com o encantamento dos mercados com a conversão do PT a políticas que o partido abominava até a véspera.
O relatório do Ipea que Lula diz ter trazido para ler no avião demonstra que o deslumbramento não era de ouro, mas de pirita, o chamado "ouro dos tolos".


Texto Anterior: Editoriais: MAUS ALUNOS

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Em nome de Palocci
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.