São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDITORIAIS

PRAGMATISMO SEM FIM

A acelerada convergência de Luiz Inácio Lula da Silva ao aliancismo não tem poupado de "revisionismo" nem a visão tradicional da esquerda sobre a história recente do Brasil. O elogio ao suposto vigor planejador e empreendedor do governo Médici seria impensável há pouco tempo. Se esse é um episódio algo mais anedótico na transição política do principal líder do Partido dos Trabalhadores, a troca de afagos públicos com o ex-presidente José Sarney parece significativa, especialmente à luz da mais recente pesquisa do Datafolha para a Presidência.
A mudança no quadro sucessório, com o acirramento da disputa pelo segundo lugar entre o ex-governador Ciro Gomes e o senador José Serra, também tem suas implicações para a estratégia política do PT num eventual segundo turno.
Se o cenário for o de um confronto final entre Lula e Ciro Gomes, é muito provável que o esforço de migração ao centro do petista seja, em parte, recompensado. Nessa hipótese, Lula dificilmente ficaria alijado do apoio de parte significativa da chapa e dos simpatizantes de José Serra.
Mas, se o voto popular decidir por um turno final entre o tucano e o petista, o cenário muda substancialmente. Nesse caso, seria José Serra o grande aglutinador das energias políticas do "establishment" brasileiro, com a possibilidade adicional de a candidatura tucana atrair uma boa parcela do apoio hoje associado à chapa de Ciro Gomes. Restaria a Lula buscar endosso dos que, na senda conservadora, são inconciliáveis com a chapa governista. José Sarney é uma liderança que parece se encaixar nesse quesito, mas não é a única.
O aliancismo de Lula e da cúpula de seu partido avançou tanto que, hoje, seria equivocado descartar a possibilidade de um acordo de segundo turno entre o PT e outras figuras de proa do conservadorismo brasileiro.


Texto Anterior: Editoriais: PACOTE SEM REFORMA
Próximo Texto: Editoriais: VITÓRIA CIVIL


Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.