São Paulo, terça-feira, 02 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

As armas de cada um

SÃO PAULO - Lula é favorito à Presidência em 2006, e isso não muda com a eleição municipal. O que muda é que a oposição ganha ânimo, Geraldo Alckmin desponta como o principal adversário e o PT vai ter que rebolar. Até para segurar os aliados, em especial o PMDB.
O cenário que 2004 projeta para 2006 é de dois blocos: PT, com PL, PC do B e PTB, contra PSDB em aliança com PFL e PDT. Os dois blocos vão disputar PMDB, PPS, PSB e PP.
No bloco tucano, FHC terá 76 anos em 2006 e não se arriscaria à derrota para Lula, a quem bateu em 94 e 98. Aécio Neves e Tasso Jereissati perderam suas capitais, Belo Horizonte e Fortaleza, justamente para o adversário mais direto -o PT. A opção tucana, pois, afunila para Alckmin.
Mas tanto a sucessão paulista quanto a presidencial passam pelo prefeito que entra, José Serra, e pela prefeita que sai, Marta Suplicy.
Serra só larga a prefeitura em um ano e meio para disputar o governo ou a Presidência se for louco. "De médico e de louco todo mundo tem um pouco", e o "médico" Serra já foi ministro da Saúde. Mas o mais provável é que prefira interferir a competir.
Quanto a Marta: Planalto quer Aloizio Mercadante para o governo paulista, mas ela também está no páreo. O partido perdeu, mas a prefeita sai com imagem de guerreira, projeção nacional e sólido capital de votos.
O PT teve o maior número de votos, ganhou seis capitais no primeiro turno e Fortaleza, Vitória e Porto Velho, no segundo. Mas isso não compensa ficar fora de São Paulo e das capitais do Sul, inclusive de Porto Alegre.
Já o PSDB, segundo em número de votos, não ganhou nenhuma capital no primeiro turno, mas, no segundo, levou São Paulo, Curitiba, Cuiabá, Teresina e Florianópolis.
A trincheira do PT é o Planalto, a do PSDB é São Paulo -governo e prefeitura. Agora, é consolidar nomes e aliados. Guerra é guerra.


Texto Anterior: Miami - Clóvis Rossi: Emoções x realidades
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Barril de cerveja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.