São Paulo, terça-feira, 02 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Barril de cerveja

RIO DE JANEIRO - Ser ou não ser -não sou fanático pelo surrado monólogo do Hamlet nem pela própria peça em si. Em matéria de Shakespeare, prefiro "Otelo", "Macbeth" e "Júlio César". Mas sempre me intrigou aquela cena do cemitério, em que o príncipe segura o crânio de Yorik, o bobo da corte que ele conhecera em criança, e diz para Horácio:
"Alexander died, Alexander was burned, Alexander returned into dust, the dust is earth". Alexandre morreu, Alexandre foi enterrado, Alexandre tornou-se pó, o pó é terra. E Hamlet conclui que da terra faz-se a argila e com a argila se pode fazer a tampa de um barril de cerveja.
Não se trata de simples paráfrase do "memento homo", lembra-te, homem, que és pó e ao pó retornarás, a frase que geralmente é colocada no portal dos cemitérios.
Com o crânio de Yorik nas mãos, Hamlet pensa num dos grandes da história e descobre que, depois de certo tempo, Alexandre em nada se diferencia do bobo da corte.
Pedindo perdão pelo tema macabro, lembro que hoje é Dia de Finados -e aí está. Tanto Alexandre, o Grande, como Yorik, o palhaço da corte do rei da Dinamarca, todos ficaram nivelados no mesmo pó e deste pó, transformado em argila, pode-se tampar barris de cerveja.
Tenho a impressão de que o Dia de Finados foi instituído para honrarmos os mortos, rezarmos por eles e deles sentir saudades. Seria essa a finalidade cristã desta data. Uma finalidade nobre e sentimental, da qual não sou exatamente devoto, achando que devemos tirar outra lição de nosso destino biológico.
Vejo a data de outro modo. Uma advertência que nos condena o orgulho e a vaidade. "Mas para que tanto sofrimento se lá fora há o lento deslizar da noite?" -cito outro poeta. Mais cedo ou mais tarde, os vivos de hoje talvez nem sirvam para tampar barris de cerveja.


Texto Anterior: São Paulo - Eliane Cantanhêde: As armas de cada um
Próximo Texto: Roberto Mangabeira Unger: Lição americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.