São Paulo, sábado, 03 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VACINA VALIOSA

A gripe, ou influenza, ao contrário do que se pensa, é uma doença que pode matar. E ela mata muito. Altamente contagioso, o vírus da influenza infecta anualmente de 10% a 20% da população mundial. Destes, de 3 milhões a 5 milhões desenvolvem uma forma grave da doença, que acaba provocando de 250 mil a 500 mil mortes anuais.
Idosos têm maiores chances de padecer de complicações. Mais do que isso, estudos sugerem que a gripe está associada a um aumento da mortalidade por doenças cardíacas. Infecções em geral, por mecanismos ainda não muito bem conhecidos, teriam um papel importante no desenvolvimento de aterosclerose e de acidentes vasculares cerebrais.
A vacinação contra a influenza adquire assim um caráter de importante ação de saúde pública. O já clássico trabalho de K.L. Nichol e colaboradores mostrou uma associação consistente entre vacinação da população idosa e redução dos riscos de hospitalização por doenças cardíacas, vasculares e pneumonias. O estudo, que foi conduzido nos EUA com quase 300 mil pacientes nas epidemias gripais de 1998-99 e 1999-2000, verificou também uma redução no número de óbitos por todas as causas entre os idosos vacinados, durante as temporadas de gripe.
É mais do que justificável, portanto, o investimento de cerca de R$ 87 milhões do Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação de Idosos. A meta é levar mais de 10,6 milhões de brasileiros aos postos de vacinação nas duas semanas do programa, que começa em 17 de abril.
No futuro, é preciso ampliar o programa para vacinar não apenas idosos, mas toda a população. A relação custo-benefício tende a ser positiva, pois os prejuízos provocados pela gripe (faltas ao trabalho, internações etc.) são elevadíssimos.
A vacinação deste ano é especialmente importante pois há indícios de que circulará por aqui uma cepa muito virulenta da gripe -a A/Fujian H3N2-, que provocou um aumento das mortes, sobretudo entre crianças, no hemisfério Norte.


Texto Anterior: Editoriais: IMPASSE NA ALCA
Próximo Texto: Editoriais: DEMOCRACIA NO IRAQUE

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.