UOL




São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Efervescência e espetáculo

GENEBRA - Marco Aurélio Garcia, o assessor diplomático do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma dessas pessoas com as quais vale a pena trocar idéias, porque nunca se sai perdendo.
Entre outros muitos fatores, por um bom humor às vezes insuportável, porque você precisa de informação e ele responde com uma "boutade".
Foi assim no domingo, quando telefonei para me informar sobre as conversas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com governantes estrangeiros. Marco Aurélio começou de fato a contar alguma coisa, mas logo disparou:
"Já alugamos o teatro".
De que diabos estaria falando?
"Alugamos o teatro para o espetáculo do crescimento", explicou por fim, em alusão à frase do presidente, na semana anterior, que usou essa mesma expressão.
Ontem, foi a vez de o ministro do Trabalho, Jaques Wagner, entrar no jogo. "Não existe no governo pessoa mais desenvolvimentista e de esquerda do que o presidente da República", disse.
Para o ministro, Lula "está topando até agora" a ortodoxia monetária e fiscal, "mas sabe que tem de fazer a virada".
Por fim, o deputado Vicente Paulo da Silva (PT-SP), ex-presidente da CUT e uma das pessoas com as quais Lula mais se identifica, admite ter suas dúvidas e inquietações sobre o rumo econômico até agora seguido, mas confessa a mais irrestrita e inquebrantável confiança em que seu amigo, agora presidente, vá fazer as coisas acontecerem.
Todos esses fiapos de conversa com gente que pode ser acusada de tudo, menos de infidelidade ao partido a que pertence e ao governo ao qual serve ou apóia, revelam duas coisas: a efervescência que há no governo e no partido e o desejo de preservar o presidente do desgaste pela ansiedade em torno de uma mudança na economia.
Se o "espetáculo" para o qual já foi alugado o teatro não começar logo, a efervescência aumentará e encolherá o escudo em torno de Lula.


Texto Anterior: Editoriais: CORRIDA MALUCA

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Língua solta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.