São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O Brasil "arrumado"

SÃO PAULO - Diz, pela centésima milionésima vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "O Brasil nunca esteve tão arrumado como está agora".
Beleza pura, não é? Todo mundo deveria se curvar ao presidente que inventou um novo e maravilhoso país, certo?
Pena que uma pesquisadora, dessas chatas, incapazes de se conformar com ufanismos tolos, escreva na mesma Folha:
"A vida útil de um cortador de cana é inferior a 15 anos, nível abaixo dos negros em alguns períodos da escravidão" (imperdível texto de Maria Aparecida de Moraes e Silva, doutora em sociologia pela Universidade de Paris 1 e professora livre-docente da Unesp, Universidade Estadual Paulista).
Pois é, guardadas as proporções, o Brasil parece estar permanentemente atado a uma frase do general Médici, o presidente igualmente ufanista que dizia "o país vai bem, o povo vai mal", enquanto a tortura comia solta.
Há, no entanto, duas diferenças em relação ao sinistro momento dos anos 70:
1 - A censura à imprensa impedia que se publicassem artigos como os de Maria Aparecida. Nesse ponto, portanto, o Brasil de fato evoluiu.
2 - Lula e seu PT estavam do outro lado da cerca ou, mais exatamente, do outro lado do canavial, denunciando as condições de vida dos cortadores de cana. Hoje, Lula classifica de "heróis" os usineiros da cana.
A pesquisadora fala dos canaviais do Estado de São Paulo, o mais rico do país. Não é difícil imaginar como é a vida em outros Estados.
Por falar nisso, o site "Congresso em Foco" denuncia, em sua edição de ontem: "Empresas autuadas por explorar trabalhadores em condição análoga à de escravo doaram R$ 897 mil para 25 candidatos em 2006" (vários do PT, aliás). Bem "arrumados", portanto, estão os políticos. Já o país real...


crossi@uol.com.br

Texto Anterior: Editoriais: Gestão em choque

Próximo Texto: Brasília - Melchiades Filho: "We Are the World"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.