São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Diferenças

MIAMI - Peço perdão ao leitor por cenas explícitas de sociologia de botequim. Mas entenda por favor: eu queria escrever sobre o novo presidente dos Estados Unidos, mas já são, aqui em Miami, quase 17 horas (quase 20 horas, portanto, em Brasília), esta página tem de ser fechada e as urnas norte-americanas continuam colhendo votos.
Seguinte: fico com a impressão de que uma das grandes diferenças entre brasileiros e norte-americanos é que nós estabelecemos uma penca de regras, sempre achamos que os outros não vão cumpri-las e, portanto, devem ser vigiados de perto.
Já os americanos criam regras, também, mas em menor número e, quase sempre, mais simples. E acreditam que elas serão respeitadas, o que dispensa uma vigilância maior. Claro que não estou me referindo a terroristas, que têm de ser vigiados no Brasil, nos Estados Unidos, em Bora-Bora ou onde quer que seja.
No Brasil, para entrar em uma seção eleitoral, você tem de mostrar o título e provar, portanto, que vota naquela seção. Aqui, começa por não haver título.
Eu, que nem norte-americano sou, fui entrando no Clark Center, o principal centro de votação antecipada de Miami, sem o menor problema, a menor restrição. Aliás, nem havia policiais por perto.
Bastou abrir a porta e, pimba, lá estava diretamente ao lado das máquinas de votação. Diga-se que as nossas são bem mais práticas, mas essa é outra história.
Encostei em um dos monitores que ensinava um senhor de idade bem avançada a usar a máquina, passo a passo. Se quisesse, poderia até ter dado um palpite qualquer, sugerindo que o cidadão votasse em ..., bom, deixa para lá.
Pergunto-me (e a você também, leitor): não será que essa diferença é uma das muitas razões pelas quais os EUA são a maior potência que o mundo jamais conheceu, enquanto a gente patina, patina, patina e mal sai do lugar?


Texto Anterior: Editoriais: MORTE POLÊMICA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Um novo ufanismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.