São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO DE BARROS E SILVA

As regras e o jogo

SÃO PAULO - Dois de cada três brasileiros são contra a idéia de que Lula deva ter o direito de disputar uma nova eleição consecutiva. O resultado do Datafolha é expressivo o bastante para matar pela raiz a tentação do terceiro mandato. Acabou.
Lula segue muito bem avaliado, mas a aprovação não se traduz em vontade de que ele se perpetue no poder -pelo contrário. O povo separou uma coisa da outra, além de dar seu aval à tese da reeleição, uma só. Foi um recado inequívoco pela manutenção das regras do jogo democrático. É, sim, o caso de falar em sabedoria das multidões.
É verdade que Lula, ele próprio, nunca embarcou na "terceira onda". O Datafolha tem, ainda assim, o efeito de esvaziar os delírios de onipotência de quem é capaz de dizer, sem pudor, que "o tempo se encarregou de mostrar que o povo brasileiro estava certo quando votou em mim". "Menas", por favor.
A soberba é, de resto, uma herança maldita em alta: eu falo várias línguas, diz um; eu governo melhor, retruca o outro -afora sua ridícula infantilidade, a polêmica é sintomática do que se tornou a política no país: uma disputa cínica entre iguais buscando afirmar diferenças.
Sem Lula 3 no horizonte, a oposição especializada em aterrorizar criancinhas e martelar a ameaça do chavismo no Brasil vai ter de mudar seu disquinho. Esse conto de fadas não cola mais.
E os petistas que andavam assanhados com a possibilidade de estender, por vias tortas, suas sinecuras, terão agora de encarar de frente o óbvio: o partido não tem nomes viáveis para 2010.
Faltam quase três anos, mas a sucessão de Lula começa a se desenhar. Serra aparece como grande favorito. O destino de Aécio é o Senado, a menos que mude de partido. No PSDB, já perdeu a parada.
Ciro é o grande adversário de Serra. É uma evidência, mas diante da qual o PT dificilmente se renderá. Resta saber como Lula conduzirá essa disputa estando, pela primeira vez desde 1989, fora dela.


Texto Anterior: Editoriais: Vitória do atraso

Próximo Texto: Brasília- Valdo Cruz: Tempo fechado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.