São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Tempo fechado

BRASÍLIA - Boas e más notícias para os petistas produzidas pela pesquisa Datafolha divulgada ontem. A avaliação do governo Lula vai bem, muito obrigado; os presidenciáveis petistas mostram um físico raquítico para o pleito de 2010 e a população condena majoritariamente o terceiro mandato.
Não por outro motivo alguns petistas, apesar de negarem, estão louquinhos para que Lula tenha condição de disputar mais um mandato. Afinal, é uma tristeza ter um governo com uma avaliação acima da média e, ao mesmo tempo, nenhum candidato viável.
Pelo menos hoje, como disse ontem o próprio presidente. Lula aposta na transferência de votos para vitaminar mais à frente seu candidato. Algo que muita gente não considera ser tão automático assim. O presidente hoje é maior do que seu partido e conta com a simpatia de muita gente que não é petista. Já os presidenciáveis do PT não conseguem tal proeza.
Para piorar o quadro, quem surge em segundo lugar na pesquisa -e até primeiro, em alguns cenários- é o aliado Ciro Gomes, nome que os petistas até arrepiam ao ouvir. De medo, claro. Lula não esconde sua simpatia pelo ex-ministro e já confidenciou a amigos que Ciro pode ser o seu nome em 2010.
É claro que o presidente está certo em dizer que é muito cedo para saber quem é o favorito à sua sucessão. Por outro lado, o desempenho de todos os petistas na pesquisa, ao ficarem abaixo da casa dos dois dígitos, deixa muito a desejar e sinaliza um futuro sem poder.
Para quem se lambuzou nos tempos lulistas, será terrível. Significará abandonar as boquinhas na máquina pública. A não ser que a turma do PT tape o nariz, vá de Ciro e aceite o papel de coadjuvante.
Sem falar que, como esperado, o tucano José Serra desponta como o mais forte candidato para a próxima eleição presidencial. Pode não parecer, num céu de brigadeiro para Lula, o tempo está fechado para os petistas.


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: As regras e o jogo
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Horror via iPod
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.