São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KERRY CONTRA BUSH

A rápida vitória do senador John Forbes Kerry sobre os demais postulantes à indicação do Partido Democrata para disputar a sucessão do presidente George W. Bush é certamente um trunfo para a sua candidatura. Kerry emerge do processo de primárias como um grande vencedor. Arrebatou 27 dos 30 Estados onde já houve disputa e não sofreu danos significativos nas por vezes desgastantes prévias.
A administração Bush dividiu o país, criando um ambiente de polarização para o pleito. Isso ajuda a explicar o rápido consenso dos democratas em torno de Kerry. Ex-rivais do senador, como Howard Dean e John Edwards, estão agora entre seus principais apoiadores. Os contrastes internos foram minimizados em favor da escolha do pré-candidato que pareceu reunir as melhores condições de desalojar Bush do número 1.600 da Pennsylvania Avenue.
O atual presidente, por sua vez, já deu demonstrações suficientes de tenacidade. Venceu a mais polêmica eleição americana de todos os tempos e está disposto a ficar na Casa Branca. Conta com fortes apoios e já arrecadou dezenas de milhões de dólares para a campanha.
No últimos anos, pleitos foram decididos pelos chamados independentes, eleitores não comprometidos nem com os republicanos nem com os democratas. Com os presentes níveis de polarização, eles deverão ser tão disputados quanto eventuais insatisfeitos de ambos os lados.
O encurtamento das prévias automaticamente alonga a campanha em si. A partir de agora e pelos próximos oito meses, Bush e Kerry se enfrentarão em múltiplas arenas. Está previsto para hoje mesmo o início da veiculação de peças publicitárias do Partido Republicano na TV.
A questão é saber como Kerry irá se comportar diante de um adversário duro e mais experiente, numa disputa que promete ser das mais difíceis das últimas décadas.


Texto Anterior: Editoriais: SURTO GOVERNAMENTAL
Próximo Texto: Editoriais: SINAIS DE MARTE

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.