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FERNANDO RODRIGUES
Apagão informativo
BRASÍLIA - Hoje é dia 4 de abril e
os brasileiros já foram informados
sobre o crescimento da economia
no ano passado duas vezes. Primeiro, anunciou-se um avanço de 2,9%
no PIB. Em seguida, o IBGE fixou o
percentual em 3,7%.
O governo Lula é curioso. Foi rápido ao anunciar um número tão
complexo como o do PIB. Mas
quando se trata de um cálculo mais
prosaico o país continua a conviver
com um apagão informativo.
Até hoje não se sabe o valor gasto
com publicidade pelo governo federal em 2006. O balanço do ano passado ainda permanece inédito, embora uma nova propaganda já esteja
na praça.
O plano virtual PAC aparece em
comerciais pelo Brasil inteiro nas
TVs. Um locutor afirma que os investimentos para as obras estão garantidos "do início ao fim" (sic). O
valor total do PAC passa dos R$ 500
bilhões. Essa brincadeira na TV,
uma evidente inutilidade pública,
custará espetaculares R$ 7,8 milhões -só para veiculação.
Não faz muito tempo, as TVs
mostraram propaganda do governo
federal informando que o passaporte emitido pela Polícia Federal estava reformulado. Mais seguro. E daí?
Daí alguma agência de publicidade
ficou mais rica e algumas TVs engordaram seu orçamento.
Há algum ganho para sociedade
quando o governo gasta dinheiro fazendo propaganda sobre o novo
formato do passaporte? E o anúncio de um programa de aceleração
(sic) do crescimento cujas obras são
todas velhas e algumas mal começaram a andar? Quem fala sobre a
lentidão do PAC é a ministra Dilma
Rousseff (Casa Civil), pois admitiu
que parte das ações não estão num
ritmo "adequado".
Há décadas a comunicação do governo é uma mistura de desperdício
de verbas com proselitismo rastaqüera. Lula não parece se importar.
Segue firme no modelo que um dia
ele e o PT tanto criticaram.
frodriguesbsb@uol.com.br
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