UOL




São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LULA GLOBAL

Definitivamente , Luiz Inácio Lula da Silva é uma personalidade internacional. Como se viu na reunião ampliada do G8, na cidade de Evian (França), o mundo parece gostar do presidente brasileiro. Aparentemente, Lula vai assumindo não apenas o papel de líder de um grande país emergente mas também o de uma espécie de porta-voz do Terceiro Mundo.
Sua trajetória contribui para angariar admirações. Afinal, ela exemplifica no plano pessoal o que Lula prega em outras esferas: o valor dos excluídos, daqueles que, mesmo submetidos a privações, são capazes de superar obstáculos.
Não bastassem a biografia e a esmagadora vitória eleitoral em seu país, o presidente fala coisas agradáveis de ouvir para a mídia e para os críticos das desigualdades internacionais. Propõe, por exemplo, taxar o comércio de armas como forma de combater a fome no Terceiro Mundo. Mesmo que alguém possa apontar um certo "ruído" na idéia -já que quanto mais armas forem comercializadas mais recursos irão para os miseráveis-, não importa. Ele está do lado certo ao lembrar que os países deveriam gastar menos com armamentos e mais com o combate à fome e à miséria.
Ainda que haja algo de retórico e de ornamental nessas incursões do presidente brasileiro, é inegável sua disposição de aproveitar as portas que se abrem para fazer política. Lula quer ser mais do que uma novidade simpática e inofensiva. Manifestou em Evian o desejo de aglutinar regularmente o grupo de países em desenvolvimento para debater problemas e formular políticas comuns.
As previsões mais céticas sobre seu desempenho no cenário externo vão sendo suplantadas a cada oportunidade. É verdade que o presidente vive aquele momento de apoio e encantamento, típico dos recém-chegados ao poder. Ao menos parte de seu prestígio internacional ainda dependerá dos êxitos ou fracassos que venha a colher em seu país.


Texto Anterior: Editoriais: GARGALOS PARA CRESCER
Próximo Texto: Editoriais: MÍDIA AMERICANA

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.