São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

As armas de Ciro e Serra

BRASÍLIA - O cenário intermediário prevaleceu. Ciro Gomes (PPS) e José Serra (PSDB) disputam palmo a palmo o segundo lugar.
Se fazer previsões sobre a sucessão presidencial já era difícil antes, agora ficou ainda mais. É impossível dizer quem é o favorito para disputar o segundo turno contra Lula (PT).
Mesmo assim, dá para identificar os pontos favoráveis que cada candidato, Ciro e Serra, tem daqui para a frente. A saber:
Ciro - tem uma imagem televisiva melhor que a de Serra. Ataca um governo que tem muitos pontos fracos (o desemprego é um deles). O tucano não consegue defender inteiramente a administração FHC. Para finalizar, Garotinho (PSB) e Lula têm servido de linha auxiliar nos ataques ao governo federal.
Serra - tem mais tempo de TV que Ciro. Aproveita a propaganda eletrônica de forma eficiente. Tem farto material com frases constrangedoras pronunciadas pelo candidato do PPS, que nunca se cansa de aumentar semanalmente esse arsenal com seu destempero verbal.
Há, como se observa, instrumental dos dois lados. Até agora, o tucano usou os seus aparatos de forma mais eficaz do que Ciro. É correto supor que essa tendência se repetirá até o final? Não, não é.
É difícil saber a reação que o eleitorado terá à promessa de 8 milhões de empregos feita por Serra e tão bem desconstruída pelos adversários. Também é impossível prever o efeito das declarações estapafúrdias de Ciro, como aquela sobre o papel de Patrícia Pillar em sua campanha.
Há um fator, entretanto, que pode desequilibrar a disputa a favor de Serra. O tucano tem muito mais tempo de TV do que Ciro. Esse é um dado concreto. Independe de análises subjetivas. Se o candidato do PPS continuar a perder seus preciosos minutos na Justiça, a situação pode talvez se resolver antes de 6 de outubro.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Baixaria pedagógica
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Não vi e gostei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.