São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O verdadeiro risco Brasil

SÃO PAULO - Transcrevo a seguir trechos de e-mail recebido de leitor que mora nos Estados Unidos, mas cujo nome sou forçado a omitir por se tratar de um imigrante ilegal.
Sua história: "Quando tomei a decisão de vir para os EUA, a minha situação era a da maioria dos brasileiros: desempregado, casado, milhares de contas a pagar e a pressão aumentando todos os dias. Minha mulher tem curso superior e tinha de trabalhar em três turnos diários para compensar a minha situação".
A virada: "Hoje, vivemos uma vida maravilhosa. Eu, mesmo nunca tendo estudado inglês, estou me virando bem e já tenho o meu próprio negócio, já saldei minhas contas no Brasil, tenho empregados, carros, cartões de crédito, minha esposa está grávida, enfim, muito mais do que eu sempre sonhei em 38 anos de vida e nunca consegui".
O medo: "Então por que o medo e a angustia? Simplesmente porque me encontro no meio dos milhões de indocumentados que moram aqui e que podem ser despachados de volta para seus respectivos países. Até aí, tudo bem, eu sabia que isso fazia parte do jogo. Mas, no meio do caminho, teve um 11 de setembro e a situação mudou, as regras do jogo também, o cerco aos imigrantes se fechou e está cada vez mais apertado".
O paradoxo: "Tive de escutar de uma advogada que não existe a menor possibilidade de um brasileiro na minha situação conseguir asilo, permanência ou trabalho regular pelo simples fato de o Brasil ser um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Não está em guerra com ninguém, tem um povo ordeiro e trabalhador".
O risco Brasil: "Como você bem disse, a Palestina vive uma guerra às claras, e com motivo. O Brasil vive no engano de se alegrar ao perder um olho e não perder a vida. E eu sonho acordado com o dia de ter os meus papéis americanos, não para poder ir ao Brasil, mas para não precisar sair daqui".



Texto Anterior: Editoriais: MEMÓRIA SELETIVA

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Segurança, até quando?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.