São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

A consciência e o hálito

RIO DE JANEIRO - Ao contrário de Bush e de Tony Blair, não fiquei escandalizado nem horrorizado com as fotos dos prisioneiros torturados pelas tropas de ocupação dos norte-americanos e ingleses no Iraque. Mas compreendo o escândalo e o horror que assaltaram os dois chefes de Estado que estão combatendo o Mal em nome do Bem.
Eles acreditam que realmente encarnam o lado bom da humanidade, os princípios sadios da liberdade, da justiça e da democracia. Consideram-se juízes e policiais do resto do mundo, enviados de Deus Todo-Poderoso (entidade que tanto invocam) para estabelecer no mundo o reino da Verdade e da Virtude.
Ninguém precisaria de fotos para saber o que acontece quando um país é invadido por outro. Os romanos, que foram mestres em invasões num tempo em que não havia fotografia, assumiam o que deles se esperava em relação aos povos conquistados.
Separavam os mais fortes para alimentar as feras no Coliseu e cortavam a mão esquerda dos mais fracos, o que impedia que, em caso de rebelião, eles se armassem de escudos contra as lanças dos legionários. Velhos e mulheres eram escravizados, mas poupados.
Nenhum imperador romano ficou escandalizado ou horrorizado com o processo de dominação que administravam. Sabiam que guerra é guerra, que eles eram mais fortes do que os adversários e que a lei da selva é uma lei que não precisa ser escrita nem aprovada por uma assembléia.
Sempre me pergunto se os líderes nazistas da Segunda Guerra Mundial ficariam escandalizados ou horrorizados ao ver as fotos dos campos de concentração e dos fornos crematórios.
Pior do que ter mau hálito é não ter hálito nenhum. Adaptando o ditado, que é atribuído a Confúcio, para o caso de Bush e Blair, pior do que a má consciência é não ter consciência nenhuma.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Casuísmo e pragmatismo
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: O FMI e o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.