UOL




São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

50 anos não é nada

SÃO PAULO - Tinha prometido a mim mesmo que não voltaria a escrever sobre a obscena desigualdade no Brasil -por ser inútil.
Todo mundo já sabe dos números pavorosos a esse respeito, todos os diagnósticos já foram feitos, todas as promessas para mudar o quadro também, mas, entra ano, sai ano, entra governo, sai governo, tudo continua igual ou pior.
Aí, Gilberto Dimenstein vem com a capa publicitária do jornal "O Globo" de sexta-feira. Naquele dia, como o leitor certamente lembrará, vários jornais reproduziram, como matéria paga da Petrobras, a sua própria capa de 50 anos antes, data em que Getúlio Vargas sancionou o decreto que criava a estatal.
Um dos títulos da capa "fake" de "O Globo" era: "O Brasil entre as nações mais pobres e atrasadas do mundo" (com direito até a ponto de exclamação para fechar o título, recurso que não se usa mais).
Na outra mão, Dimenstein tinha a capa desta Folha (a verdadeira, da sexta-feira 3/10/2003). Título principal: "Desigualdade piora em 66% do país" (que pena que não se usa mais ponto de exclamação e pena maior ainda que não se tenha inventado ponto de indignação).
O leitor conformista dirá: ah, pobreza e atraso não é o mesmo que desigualdade, e o Brasil já não está entre as nações mais pobres e atrasadas do mundo.
É verdade, mas não é toda a verdade: para a grande massa de brasileiros que fica com as migalhas de uma renda tão concentrada não há grande diferença na pobreza e no atraso de 50 anos atrás e no de hoje.
De certa forma, até piorou: as grandes cidades e até cidades médias exibem hoje um grau de violência desconhecido em 1953, e são os pobres as maiores vítimas.
Cinquenta anos, uma ditadura e 13 presidentes depois, é profundamente doloroso verificar que, não fosse a tipologia ultrapassada, o título de "O Globo" poderia ser tido como atual.


Texto Anterior: Editoriais: O CASO HUMBERT

Próximo Texto: Porto Alegre - Eliane Cantanhêde: Erros e acertos das pesquisas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.