São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Programa para 2010

SÃO PAULO - Uma porção de gente já escreveu que a oposição precisa mais do que o antilulismo para eventualmente vencer em 2010.
Faltou dizer que o governo também precisa mais do que exibir Lula na televisão para estar certo de vencer -ainda mais que a eleição se dará em um cenário econômico incerto e não sabido ante a evolução da crise global.
Caridosamente, ofereço a ambos uma linha de programa que não é minha, mas de Tatiana Feitosa de Britto, especialista em políticas públicas e consultora do Senado para assuntos de educação, entrevistada para a edição on-line do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Tatiana trabalhou, até 2004, no Ministério do Desenvolvimento Social, o que significa que alia à teoria acadêmica a vivência prática.
Primeiro ponto (aliás já repetidamente exposto aqui): sozinho, o Bolsa Família, como qualquer outro programa de transferência de renda, é incapaz de tirar as pessoas da pobreza permanentemente.
É o que tem dito, entre outros, Frei Betto, que reclama mudanças estruturais que o governo do qual foi conselheiro não executou.
Para Tatiana, não se pode tampouco ter "uma fé cega" na idéia de que apenas investimentos em áreas como educação e capacitação farão o milagre.
Completa: "Você precisa de uma combinação muito bem articulada, que pense não só a capacitação, mas a inserção no mercado de trabalho. Não só a educação, mas a qualidade da educação".
Fim do teorema: a erradicação da pobreza "só pode ser atingida com uma combinação sinergética de políticas públicas e crescimento econômico, o que está muito além do escopo do Bolsa Família".
Claro que é muito mais fácil de dizer do que de fazer. Mas para que servem os políticos se não for para pensar em políticas públicas e em crescimento econômico?

crossi@uol.com.br


Texto Anterior: Editoriais: Subsídios no transporte

Próximo Texto: Phoenix - Fernando Rodrigues: A peculiar democracia dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.