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ELIANE CANTANHÊDE
"Foi um grande erro!"
BRASÍLIA - Foi assim a conversa
de ontem de Celso Amorim com o
assessor de Segurança Nacional da
Casa Branca, general Jim Jones: o
Brasil queria entender as bases que
a Colômbia está cedendo aos EUA.
Mas os EUA estavam interessados
em algo mais prático: o programa F-X para renovar a frota de caças da
FAB. Um negócio de uns R$ 4 bi.
Jones trouxe uma carta da chefe
do Departamento de Estado, Hillary Clinton, em que ela sugere
uma parceria estratégica e oferece
transferência de tecnologia para
tentar vender seus aviões. São expressões-chave do negócio, às quais
o Brasil recorria para mostrar preferência pela França (que já promete as duas coisas há tempos) e para
desdenhar os EUA.
Amorim não perdeu a chance de
reclamar do veto dos EUA à venda
de 24 Super Tucanos da Embraer
para a Venezuela, em janeiro de
2006, alegando que o avião brasileiro usa tecnologia norte-americana
(sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).
O Brasil nunca engoliu e, ontem,
o ministro cobrou: "Foi um grande
erro!". Os venezuelanos giraram à
esquerda e compraram os Sukhoi
da Rússia. O Brasil perdeu muito, os
EUA perderam um pouco, e quem
se deu bem foi Moscou.
Como defesa, Jones disse que foi
tudo culpa do governo Bush e que,
daqui para a frente, tudo será diferente. Há controvérsias. O temor é
que, com carta ou sem carta, os
EUA vendam, mas não entreguem
toda a encomenda (como a transferência de tecnologia).
Concorrem o Rafale, da França, o
F-18, dos EUA, e o Gripen, da Suécia. A questão está nas mãos de Nelson Jobim (Defesa), que já fez inúmeras manifestações pró-França,
mas vive para lá e para cá com o embaixador americano que está de saída, Clifford Sobel.
E, se for pelo preço, assim, singelamente, quem ganha é a Suécia.
PS - No Senado, a tropa de choque ameaçou, e a oposição recuou.
O medo venceu a esperança.
elianec@uol.com.br
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