São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CACIQUES EM DECLÍNIO

A julgar pelos resultados dos pleitos municipais, o crescimento do PT e do PSDB não é a única novidade no cenário político. Ao que tudo indica, enquanto estas duas siglas conquistam terreno, parecem enfraquecidos políticos de cepa populista, como é o caso de Anthony Garotinho (PMDB-RJ), Secretário de Segurança e ex-governador do Rio de Janeiro, ou de estirpe oligárquica -notadamente, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e a família Sarney. Junte-se a isso também a derrota de Paulo Maluf em São Paulo, com apenas 11,94% dos votos, outro indício de declínio desse modelo de liderança política.
Evidentemente, esses líderes continuam a ter expressão nacional e ainda exercem influência sobre seus redutos. Contudo, saíram do pleito menos poderosos.
Em Salvador, o candidato César Borges (PFL), apadrinhado do senador Antonio Carlos Magalhães, passou para o segundo turno por uma diminuta margem de votos. Borges ficou apenas 0,26 ponto percentual à frente do terceiro colocado. Além disso, ACM sofreu perdas em alguns dos colégios eleitorais mais importantes da Bahia.
O clã Sarney, por sua vez, teve de amargar ao menos uma fragorosa derrota na disputa pela prefeitura de São Luiz. Seu candidato Ricardo Murad (PSB), cunhado da senadora Roseana Sarney (PFL-MA), amealhou pífios 7,7% dos votos. Já a família Garotinho, da qual faz parte a governadora fluminense, Rosinha, foi vitimada pela vitória esmagadora de César Maia no Rio e enfrentou dificuldades em cidades importantes.
Evidentemente, seria prematuro vaticinar -apenas a partir dos resultados dessas eleições- o ocaso dos chamados "caciques" no cenário político brasileiro. É prudente que se esperem novos desdobramentos para firmar melhor juízo. Mesmo assim é possível divisar com clareza sinais de que o eleitorado se mostrou menos inclinado a prestigiar líderes personalistas ao estilo tradicional.


Texto Anterior: Editoriais: UMA PAUSA NOS JUROS
Próximo Texto: Editoriais: O "APOIO" DE POWELL

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.