|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Editoriais
editoriais@uol.com.br
Sobre rodas e trilhos
A AMPLIAÇÃO do número de
pistas na marginal Tietê,
que deve começar em menos de duas semanas, desafoga
uma via vital para a economia da
cidade e do próprio Estado de
São Paulo. Em outra ponta, o governo lançou edital para a abertura de novas garagens para carros no metrô.
A um custo de R$ 1,3 bilhão, a
obra da marginal deve melhorar
em 35% a fluidez do trânsito na
capital paulista, segundo o governo, que também prevê diminuição da poluição em decorrência do congestionamento menor.
São Paulo não pode abrir mão
das benfeitorias viárias. Nesse
sentido, o aumento de pistas de
rolamento na marginal é um
alento. É preciso, porém, não
perder de vista o fato de que apenas com outras mudanças o ganho imediato da ampliação será
mantido. A celeridade que o governo pretende impor à obra na
marginal, que deverá estar pronta em pouco mais de um ano, poderia ser também aplicada a outros melhoramentos viários.
O trecho norte do Rodoanel,
por exemplo, essencial para a
melhoria do fluxo na via, tem
previsão de término para 2014.
A própria dinâmica das cargas
na cidade deve ser revista. Manter dentro da cidade um entreposto como a Ceagesp, que mobiliza cerca de 18 mil caminhões
por dia, é danoso ao trânsito e
desnecessário para o comércio.
Existe também o projeto de um
anel ferroviário, em parceria
com a União, que serviria à redução do número de veículos pesados na cidade e nos arredores.
Ao mesmo tempo, a resolução
de velhos impasses do transporte coletivo torna-se premente.
Os ônibus municipais precisam
oferecer qualidade para atrair e
acomodar novos usuários. Governos e sociedade devem buscar mais constância na ampliação dos trilhos subterrâneos.
As novas garagens do metrô,
destinadas a atrair usuários de
automóveis, mostram que é possível aumentar a eficácia da malha existente, sem embargo da
necessidade de expandi-la. Mas é
preciso ainda ir muito além -e
mais depressa.
Texto Anterior: Editoriais: Oposição sem rumo Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: A missão Obama e o islã Índice
|