São Paulo, sábado, 07 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

A grande mala

RIO DE JANEIRO - "Pátria, latejo em ti." Não me lembro de quem é esse verso -até o final da crônica vou telefonar para o Luís Edgar de Andrade, ele sabe tudo e deve saber de quem é esse latejo em ti. Meu é que não é.
De qualquer forma, hoje é dia da pátria, e não se deve brincar com efemérides cívicas. Nos tempos de regime militar, dava até cana. Quando servia no CPOR aqui do Rio, engraxava as botas e o fuzil Mauser modelo 1918 para o caso de ir parar na parada, mas era dispensado, o Sábato Magaldi, que foi meu colega de caserna, até hoje me goza porque eu era o único aluno que não sabia marchar.
Mas os colegas iam, os de artilharia empurravam um canhão esquisito que nunca dera um tiro. Os da cavalaria lustravam os cavalos, mas faziam feio, a plebe rude ovacionava os Dragões da Independência que tinham um uniforme digno de um baile de ""A Viúva Alegre" montada pelo Franco Zeffirelli.
Devo ao dia da pátria, entre outras emoções, uma espinafração do meu professor de latim. Dera-me para traduzir uma frase que tinha tanto de latim quanto eu tenho de autodesenvolvimento sustentável.
A frase era de Sêneca: "Nemo amat patria sua quia est magna,
sed quia est sua". A tradução está na cara: "Ninguém ama a sua pátria porque ela é grande, mas porque ela é sua". Fiz a tradução óbvia, mas acrescentei um comentário: "Isso é mesmo latim?". O professor não gostou e me deu zero -um dos muitos zeros que colecionei ao longo da vida e que, de certa forma, coleciono até hoje. Mesmo assim, esse zero ainda me dói, sobretudo em cada Sete de Setembro. Tenho vontade de amar a minha pátria porque ela não é grande, mas é minha.
Lembro o zero que tirei e fico na dúvida se devo mesmo amá-la, pois amá-la é sopa, mas de que serve a mala se eu não tenho roupa?
P.S.: O Luís Edgar de Andrade não estava em casa.



Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: As urnas suspeitas
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: Soberania nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.