São Paulo, Sexta-feira, 08 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O gordo e os magros

ANTONIO CARLOS DE FARIA


Rio de Janeiro - Muito significativa a entrevista publicada ontem pela Folha com o ministro dos Esportes e do Turismo, Rafael Greca. O tom das declarações do ministro confirma o senso comum que atribui aos gordos um bom humor proporcional ao peso.
O vizir da República, o senador ACM, é outro dono de cintura roliça que costuma encantar a todos, quando quer. Mas ACM é também baiano, e aí já é covardia.
Greca, do alto dos seus 140 kg, chega a comparar uma foto que fez junto a Pelé com uma peça publicitária da Benetton. "Eu bem branquinho e ele negro", descreve. O fotógrafo da grife italiana poderia usar a idéia. Difícil seria explicar o que o rei do futebol estaria fazendo ao lado do candidato a lutador de sumô. Para Greca, isso aconteceu porque Pelé apreciou suas qualidades de poeta. Quanto lirismo.
Porém uma cena nem tão lírica quanto a que vê o ministro "em alguns mendigos e despossuídos" representantes esquálidos da miséria nacional.
A entrevista é significativa já pelo nome da pasta de Greca. O turismo é a atividade econômica com mais crescimento no mundo. Chega ao ponto de ser a principal fonte de receita de vários países. No Brasil, fica em segundo lugar na mesma pasta que trata da vida esportiva. Ainda não se dá a devida importância para o setor, que pode ser uma solução para a crise da extinção de empregos em outros pontos da economia.
Quase não há divulgação do país no exterior, a não ser a que acontece naturalmente quando aqui são cometidas barbaridades. Nem se pode dizer que isso ocorre porque o Brasil tem outras prioridades, porque nada ou quase nada se faz por elas.
O Brasil é um peso-pesado desconhecido, com menos visitantes que o Uruguai. É preciso mais que ser grande e simpático para seduzir turistas.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Matar ou morrer
Próximo Texto: José Sarney: O filósofo Soros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.