São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Londres e Porto Feliz

SÃO PAULO - O rádio do carro faz propaganda do Carnaval de Porto Feliz, uma cidadezinha a 110 quilômetros de São Paulo. Oferece não apenas a animação que se espera de qualquer Carnaval, em cidades grandes, pequenas ou médias, mas segurança, na forma de câmaras de TV monitorando a folia.
Devo ficar orgulhoso? Afinal, uma cidade pequena (45 mil habitantes), sem grandes recursos econômicos, é capaz de fazer o que se faz em Londres, a grande metrópole européia, que também instalou câmaras para vigiar as ruas.
Ou devo perder as últimas ilusões? Afinal, o interior era, não faz tanto tempo assim, o último refúgio da tranqüilidade para quem se tornou paranóico com a insegurança de capitais como São Paulo, absolutamente "invivível". É verdade que algumas metrópoles regionais, tipo Campinas ou Ribeirão Preto, conhecem a paranóia já faz alguns anos quase tanto como a capital.
Mas Porto Feliz está longe de ser uma metrópole (tem, por exemplo, apenas sete agências bancárias). Também está longe de ser um pólo turístico capaz de atrair multidões com a animação de seu Carnaval. Não é nenhuma Salvador, Rio de Janeiro, Recife/Olinda.
É altamente improvável, portanto, que a vigilância das câmaras seja uma demanda de foliões paulistanos refugiados na cidadezinha, mas que trazem consigo a paranóia da cidade grande e insegura.
Só pode ser efeito contágio. O medo, que se tornou característica de São Paulo quase tanto quanto o concreto, espalha-se por toda a geografia do Estado, mesmo que a criminalidade não tenha, em cidades menores, se tornado tão onipresente e tão incontrolável (ainda).
Só torço para que, nas Porto Feliz da vida, continue sendo possível dizer, como minha filha, paulistana que vive em Londres, me disse uma vez: "Pai, como é bom poder caminhar sem ser obrigado a olhar para trás a cada instante".

Texto Anterior: Editoriais: O NOVO ZONEAMENTO

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Nas asas da Varig
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.