São Paulo, sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

O "laranja"

BRASÍLIA - Ninguém espera que Garibaldi Alves Filho (PMDB) vá mandar lá essas coisas no Senado.
Mas não se deve esperar, também, que faça tudo o que seus mestres Sarney, Jucá e o próprio Lula mandarem. Numa época de CPI ou não
CPI, isso é mais do que um detalhe. O presidente do Senado tem a caneta. Pode ajudar, pode atrapalhar.
Na abertura do Congresso, anteontem, Garibaldi deu uma no cravo, advertindo a oposição contra uma CPI só para acuar Lula: "Não se devem vulgarizar as CPIs. Ao contrário, deve-se valorizá-las".
Ontem, ele deu outra na ferradura, advertindo o governo que, se vier uma CPI por aí, vai lavar as mãos: "Peço moderação, mas não vou vacilar. Se for criada a CPI, vou instalá-la e seja cada um por si".
Tradução: não contem com ele para jogar com medidas protelatórias, brechas regimentais e outras manobras do tipo. Se os líderes governistas quiserem, que façam. Enquanto isso, Sarney vai à luta.
Ou seja, vai a Dilma Rousseff, apresentando um nome atrás do outro para a poderosa Eletrobrás, depois de já ter emplacado Edison Lobão em Minas e Energia. Já perdeu o favorito, o seu plano B balança e seu derradeiro lance foi fingir para Dilma que eles teriam de agir rápido, pois Garibaldi queria impor um nome seu para o cargo. "Eu?! O Rio Grande do Norte nem tem quadros para a Eletrobrás!", espantou-se Garibaldi, promovido a "padrinho laranja" (de mentira e à revelia).
Dilma quase impôs o nome da Eletrobrás, até os cartões corporativos desabarem sobre o Planalto. A CPI parece inevitável, e quem deve tremer não é FHC, que deixou o cargo há cinco anos, mas Lula, o presidente de plantão.
Sarney fica ainda mais forte, o PMDB, ainda mais voraz, e Garibaldi, sob pressão. Ele foi escolhido na base do "não tem tu, vai de tu mesmo" e acabou num cargo-chave num momento crucial. Uma incógnita a mais, no meio da confusão.


elianec@uol.com.br

Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Drácula
Próximo Texto: Salvador - Nelson Motta: Feliz 2008!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.