UOL




São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Formigas e abelhas

RIO DE JANEIRO - Não tenho nada contra os cientistas como classe e como indivíduos. Mas desconfio de suas atividades, pois nunca se sabe se estão tentando descobrir a cura definitiva do câncer ou aumentando o poder destruidor de uma bomba.
Li agora que, na Europa, cientistas mais ou menos desocupados descobriram que as formigas praticam o nepotismo e, como a espécie é mais antiga que a nossa, deduz-se que as formigas não copiam os homens, os homens é que copiam as formigas.
Não saberia avaliar o grau de importância dessa descoberta, mas deve ter alguma. Toda a tecnologia nasceu mais ou menos por acaso, até a lei da gravidade, segundo consta, foi descoberta por causa da maçã que caiu em cima de Newton. E Arquimedes, numa banheira, descobriu que um dia o Titanic iria afundar.
Como disse acima, tenho comportada suspeita dos cientistas em geral. O dr. No, da série do James Bond, o dr. Silvana, aquele que estava sempre rindo -e ele ria fazendo "ih,ih,ih"- , o dr. Frankenstein, que criou um monstro, o dr. Caligari, que era louco e dirigia um hospício, o dr. Fausto, que vendeu a alma ao diabo, não aprecio nem sequer aquele dr. que no samba do Bafo da Onça mandou todo mundo sambar.
Voltemos às formigas, que anteciparam de séculos o nepotismo de deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidentes da República, protegendo seus parentes e apaniguados. Os cientistas descobriram que a classe dominante do formigueiro protege os ovos de algumas formigas operárias, as bóias-frias que dão duro para manter o formigueiro em funcionamento.
Com as abelhas também deve acontecer o mesmo. Formigas e abelhas formaram uma sociedade perfeita. Deixo a sugestão, que aliás é ociosa, pois nem com nepotismo chegamos à perfeição das formigas e das abelhas.


Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: O risco da violência rural
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: Maior é a felicidade de quem dá
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.